HANS CHRISTIAN ANDERSEN COMEMORADO COM MUITA CRIATIVIDADE

HANS CHRISTIAN ANDERSEN COMEMORADO  COM MUITA CRIATIVIDADE

Para as crianças de Albufeira, a Biblioteca Municipal de Albufeira Lídia Jorge preparou um longo programa de animação literária a ter lugar em Abril, de modo a celebrar convenientemente o responsável pelo sonho de muitas infâncias e pela magia da chamada literatura infantil: o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

O Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado a 2 de Abril, data do aniversário do escritor Hans Christian Andersen e celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ). O cartaz deste ano que assinala esta data é do ilustrador Afonso Cruz, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado.

Para assinalar a data, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira, organiza a partir de amanhã e até ao final da semana, entre as 10h00 e as 13h00, o atelier de escrita e desenho criativo intitulado “Em Busca das Histórias Perdidas”. Esta acção é destinada a crianças dos 6 aos 14 anos e nela cada criança é desafiada a recorrer ao seu imaginário para criar e desenhar uma história a partir de palavras que estão “perdidas” num Baú.

Depois, o mergulho na literatura mágica da infância vai prosseguir pelo mês de Abril com a chamada “Hora do Conto”, realizada no Cantinho das Histórias especialmente preparado para receber os pequenos visitantes; com uma sessão no dia 5 para o Jardim de Infância da Guia, no dia seguinte para a Academia dos Marinheiros, no dia 12 para uma turma do 4º ano da EB 1º Ciclo de Paderne, que ainda realizará uma visita pelos diferentes espaços da Biblioteca Municipal para melhor compreender o seu funcionamento, no dia 13 será a vez da Creche Palmeirinhas de assistir à “Hora do Conto”, finalmente, a 29 de Abril, a atividade será para as crianças da Creche de São José, de Ferreiras.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...