GESTOR APRESENTA LIVRO E FALA SOBRE OS NOVOS DESAFIOS DO IMOBILIÁRIO

No dia 29 de outubro, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, acolheu a apresentação do livro “Estratégia e Marketing Imobiliário – vende-se, aluga-se ou dá-se”, da autoria de Diogo Pinto Gonçalves. A iniciativa, que foi organizada pelo Gabinete de Empreendedorismo – AGE da Câmara Municipal de Albufeira, reuniu cerca de 30 participantes, entre promotores e mediadores imobiliários que tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhadamente a obra do autor.

A apresentação do livro revestiu a forma de conferência, onde para além de abordar os tradicionais conceitos de Marketing aplicados ao setor do imobiliário, Diogo Pinto Gonçalves aproveitou para destacar as novas tendências do mercado e os desafios que se colocam nos próximos anos.

Referiu que após a “drástica diminuição da procura por via da deterioração económica, passamos para um período de ligeira retoma a nível nacional e uma maior dinâmica a nível internacional”. Hoje em dia “o investimento é feito maioritariamente através de Fundos internacionais e existem novos mercados com grande potencial, nomeadamente na área da habitação com os chineses (Golden visa), brasileiros/angolanos (saída de capitais) e franceses (gestão fiscal da fortuna) e dos reformados (franceses, holandeses, suecos, dinamarqueses e finlandeses); o que constitui um novo paradigma que irá criar excelentes oportunidades de negócio. O autor sublinha que Portugal tem um enorme potencial nesta área, posicionando-se como “um dos poucos destinos do Mundo que acumula os cinco fatores críticos de sucesso para o Turismo Residencial”, a saber: proximidade aos países de origem, estabilidade socioeconómica e segurança, clima, consolidação do destino turístico e competitividade do nível de vida.

No que respeita ao Algarve, informou que a partir de 2013 o mercado começou a recuperar de forma bastante significativa. Em 2014, os ingleses encontravam-se entre os principais compradores (23%), seguidos dos chineses (18%), franceses (16%), brasileiros (7%), belgas (5%) e alemães (4%), sendo os restantes 27% referentes a outras nacionalidades.

Recorde-se que Diogo Pinto Gonçalves tem uma longa experiência de mais de 20 anos como gestor e empresário no setor do imobiliário. É administrador da Selecta – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, que tem uma carteira de 11 Fundos de Investimento Imobiliário com cerca de 750 milhões de euros ativos sobre gestão em Portugal e Espanha e coordena e leciona a cadeira de Estratégia e Marketing Imobiliário da Pós-graduação e Mestrado em Gestão e Avaliação Imobiliária do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão.