GALA DO DESPORTO HOMENAGEOU OS MELHORES ATLETAS DE ALBUFEIRA

Um dos eventos desportivos mais aguardados pelos clubes e associações de Albufeira voltou a encher o Pavilhão Desportivo da cidade de exímios atletas que atingiram marcas de relevo a nível regional, nacional e internacional em 17 modalidades. A Gala do Desporto 2016 surpreendeu com um novo formato, que fez brilhar ainda mais os 280 homenageados e os convidados especiais, este ano representados pelo selecionador nacional de futebol Fernando Santos e o nadador do Futebol Clube de Ferreiras Filipe Santos.

Muita luz, cor e emoção marcaram a 12.ª edição da Gala do Desporto de Albufeira. Os representantes dos 19 clubes e associações distinguidas ergueram os seus estandartes num desfile que deu o mote para o início de mais uma noite dedicada às estrelas do Desporto do concelho.

Este ano, o número de atletas homenageados aumentou para os 280 em 17 modalidades: Atletismo, Basquetebol, Capoeira, Ciclismo, Danças, Desporto Adaptado, Futebol, Ginástica Acrobática, Judo, Karaté, Natação, Patinagem, Pesca Desportiva, Squash, Triatlo, Voleibol e Muay Thai. Um a um, os campeões foram subindo ao palco para receber pela mão do executivo de Albufeira um troféu e um diploma que “pretendem servir de incentivo para futuras conquistas, mas também de agradecimento pelo contributo que estes atletas, dirigentes e técnicos dão ao desporto e por levarem o nome de Albufeira além-fronteiras”, referiu Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal.

Exemplo disso são os convidados especiais da Gala 2016. Fernando Santos, que se encontra ao comando da Seleção Nacional de Futebol, e Filipe Santos, atleta do Futebol Clube de Ferreiras com uma carreira de triunfos na natação, foram as estrelas da noite. “Vou daqui muito feliz, com o coração cheio por perceber que felizmente há neste país gente que procura que as suas gentes possam crescer bem, apostando no desporto, educação e cultura”, salientou Fernando Santos, agradecendo ao Município de Albufeira o investimento realizado no Desporto e na Juventude. O dirigente deixou ainda algumas palavras aos jovens desportistas, incentivando-os a perseguirem os seus sonhos. “Olhem para o Filipe que é um bom exemplo de vontade, de determinação, de coragem, de querer e de acreditar no sonho. Se tiverem um sonho corram atrás e lutem por ele”.

Esse foi o caminho escolhido por Filipe Santos, que tem sonhado alto e conquistado inúmeros lugares de pódio em competições nacionais e internacionais. Portador de Síndrome de Down, o jovem nadador é treinado por Paulo Sousa, que elogia o seu aprendiz: “esta foi a melhor época do Filipe. Ser-se diferente não é fácil, mas não é motivo para não sonhar. Há que trabalhar para triunfar e o Filipe tem trabalhado muito”, atestou.

O professor, licenciado em Educação Física com especialidade em Natação, garantiu que “o sonho não acaba aqui. Queremos um pódio mundial e em Albufeira temos todas as condições para treinar nas melhores piscinas do Algarve”.

A intercalar a entrega de prémios nas várias categorias e modalidades, a Associação Recreativa de Patinagem de Albufeira (ARPA) protagonizou um momento de animação com uma performance bastante aplaudida pelo público. Os 26 jovens atletas também foram distinguidos pelo Município com um prémio de Mérito por representarem pela primeira vez na história da Patinagem Artística, a cidade de Albufeira.

A Gala do Desporto 2016 manteve assim um momento dedicado aos Prémios por Mérito (por Clube) e às Participações de Relevo (por Modalidade), com o intuito de reconhecer atletas, clubes e associações locais que, apesar de não terem atingido os lugares do pódio, destacaram-se pelo seu desempenho desportivo. No total foram entregues 15 Prémios de Mérito e distinguidas 9 Participações de Relevo.

Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira afirmou ter sido uma honra partilhar o palco com mais de 200 jovens desportistas “que são o futuro da nossa cidade e representam a motivação, o respeito, a determinação e o fair-play”. Paulo Freitas elogiou a Gala do Desporto, classificando-a como “uma das melhores que já presenciámos”.

Refira-se que o evento teve uma vertente solidária, apoiando a campanha “Um Euro, Uma Causa”, que reverteu a favor do Projeto de Apoio a Vítimas Indefesas (PRAVI- Albufeira). Para Carlos Silva e Sousa “esta ação vem valorizar ainda mais o evento, permitindo que atletas, familiares e restante público contribuam para uma causa nobre.”