“FOTOLITERANDO” DOS ALGARVIOS FÁBIO EUSÉBIO E HELENA LOURENÇO VAI SER APRESENTADO EM ALBUFEIRA

Versão de impressãoSend by emailVersão PDF

Dia 20 de maio (sexta-feira), às 16h00, venha até à Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, assistir à apresentação do livro “Fotoliterando”, um projeto da autoria dos algarvios Fábio Eusébio e Helena Lourenço, publicado sob a chancela da Chiado Editora.

 

Associar a escrita à fotografia com o intuito de criar histórias a partir de imagens e vice-versa foi o desafio que levou os algarvios Fábio Eusébio e Helena Lourenço a abraçar o projeto “Fotoliterando”

O projeto nasceu nas redes sociais, mas rapidamente os autores se aperceberam que a qualidade das fotografias e da escrita ganhava outra vida quando transposta para a realidade.

“Fotoliterando” foi editado inicialmente num formato original (livro-objeto), integrando uma seleção de seis fotografias e textos sob o título “Mar de Imagens” e em dezembro de 2016 em livro, sob o título do projeto, pela Chiado Editora, parte do trabalho desenvolvido entre 2014 e esse ano.

Todas as fotografias e textos são inéditos e as histórias são imaginadas através da beleza das imagens. “Temas como a infância, o amor, a amizade, a ausência e a solidão perpassam as imagens e textos do livro numa linguagem que, em grande parte, se pode dizer poética”, revelam os autores da obra.

Desde 2016, o projeto tem estado em exposição em várias cidades portuguesas, nomeadamente Lagos (Galeria LAR), Porto (Hard Club-antigo mercado Ferreira Borges), Portimão (Casa Manuel Teixeira Gomes) e Lisboa (Lx Factory) e ainda em Espanha (Badajoz). Já este ano esteve em exposição permanente na Casa Teixeira Gomes, em Portimão, e na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Fábio Eusébio é licenciado em Gestão e foi vencedor do 1º prémio da 7ª corrida fotográfica de Monchique em 2011 e do Concurso de Fotografia “Monchique Topo do Algarve” em 2013. Em 2016 venceu o 2º Concurso de Fotografia Digital “Um Olhar sobre o Património Histórico e Natural do concelho de Lagoa” e ainda a 16ª Corrida Fotográfica de Portimão.

Helena Lourenço é docente do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e autora da adaptação para crianças da obra “Amadis de Gaula, o Cavaleiro Apaixonado”, recentemente apresentada na Biblioteca Municipal.

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

08/05/2017