Formação Sobre os Cuidados a Ter na Realização de Queimas

No próximo dia 9 de maio vai decorrer, na freguesia de Paderne, uma sessão informativa destinada a apresentar à população um conjunto de recomendações necessárias à realização de queimas de sobrantes agrícolas e florestais. Não faça queimas sem conhecer os perigos do uso do fogo! Participe e fique a saber como fazer estes trabalhos em condições de segurança.

Sábado, dia 9 de maio, a partir das 10h00, a Junta de Freguesia de Paderne, em colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil – Gabinete Técnico Florestal, Bombeiros Voluntários de Albufeira e Guarda Nacional Republicana, vai realizar uma sessão informativa em Paderne (Monte dos Elois), destinada a apresentar as recomendações necessárias para a realização de queimas de sobrantes agrícolas e florestais em condições de segurança.

A iniciativa, que conta com o apoio do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, surgiu da necessidade de promover, junto da população, um conjunto  de boas práticas que devem estar sempre associadas à utilização de fogo em espaços rurais.

O programa da sessão inclui uma vertente teórica e uma vertente prática, de forma a permitir ao participantes adquirirem informação útil, ao mesmo tempo que têm a possibilidade de assistirem à demonstração de uma queima com a utilização de resíduos sobrantes de exploração cortados e amontoados.

De acordo com informação disponibilizada pelo ICNF, na última década as ocorrências relacionadas com o uso do fogo correspondem a 51% de todas as ocorrências investigadas no Algarve, sendo que nesta categoria de causas, a grande maioria (41%) das ocorrências resultou de queimas de sobrantes.

Documentos | Anexos