“FLORESTA DE NATAL” ATRAI GRUPOS DE TODAS AS IDADES À CÂMARA

“FLORESTA DE NATAL” ATRAI  GRUPOS DE TODAS AS IDADES À CÂMARA

O exemplo tem atraído diversos visitantes, nomeadamente grupos de crianças e de adultos que chegam de várias instituições: para ver, a decoração do edifício da Câmara Municipal que remete para o encantamento que a quadra propicia e tudo a partir da reciclagem de materiais. Um exemplo de criatividade e de poupança de recursos financeiros, que conta já com 5 anos de realizações. A ideia nasceu do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Relações Internacionais, com o apoio de 19 educadoras da Divisão de Educação.

O edifício dos Paços do Concelho está transformado num cenário mágico, sob o tema “Floresta Encantada de Natal”. Pelos três pisos do edifício vêem-se elementos decorativos alusivos à quadra natalícia, desde 16 gigantescas árvores de Natal, presentes, anjinhos, estrelas, flocos de neve, enfeites coloridos e outros que remetem para uma floresta encantada, como pássaros pousados nas árvores e gaiolas abertas, simbolizando o conceito de liberdade. Esta decoração, feita a partir do aproveitamento de outros materiais, tem atraído centenas de pessoas, e para uma visita guiada ao mundo mágico da liberdade que se encontra na Natureza, existem duas duendes que recebem as crianças das Ludotecas e ATL e os seniores dos Lares e Centros de Dia do concelho e encaminham-nos pelos três andares do edifício, explicando o que estão a ver em cada um dos espaços decorativos. Ao longo do percurso, as duendes contam histórias de Natal e animam os visitantes.

Este projecto é todo ele obra dos funcionários do Município. Parte da concepção do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Relações Internacionais da Câmara, que lançou a ideia em 2012 com o título “Natal Sustentável”, e daí em diante o edifício dos Paços do Concelho tem sido “trajado” a rigor com diferentes temas: seguiu-se “Natal Campestre”, “Natal Brilhante” e “Natal Reciclável”. Todas estas decorações têm em comum o facto de serem elaboradas a partir de milhares de objectos recicláveis e reutilizáveis, como copos de plástico, cápsulas de café, palitos, tecidos, arames, esferovite, latas, entre tantos outros.

A execução dos materiais está a cargo de 19 educadoras do concelho e, em conjunto, é reservada uma noite para a decoração dos edifícios municipais. A custos muito baixos, o encantamento acontece pela manhã, onde não falta o brilho, a cor e toda uma narrativa de afecto e de tradição ao longo dos patamares do edifício.

Para quem ainda não visitou, ainda o pode fazer, até ao Dia de Reis, ou seja, até 6 de Janeiro, no horário de atendimento aos munícipes: 09h00 – 17h00. Um bom motivo para que cada qual sinta que esta é uma casa também sua e que se encontra de portas abertas para servir cada vez melhor os seus munícipes.