FESTAS DO PESCADOR DESPEDEM-SE ATÉ AO PRÓXIMO ANO AO SOM DE ROBERTO LEAL

FESTAS DO PESCADOR DESPEDEM-SE ATÉ AO PRÓXIMO ANO AO SOM DA MÚSICA DE ROBERTO LEAL

As Festas do Pescador, um evento que se realiza há vinte anos num dos cenários mais bonitos da cidade de Albufeira, junto à Praia dos Pescadores, despediram-se no passado domingo com excelente gastronomia e ao som de “Arrebenta a Festa”, o último trabalho de Roberto Leal. Ao longo de três dias, a Autarquia homenageou a comunidade piscatória da terra, naquela que é uma das Festas mais populares da região.

Todos os anos no primeiro fim de semana de setembro, a Praça dos Pescadores transforma-se num enorme arraial com tasquinhas de comes e bebes que convidam residentes e turistas a degustar as melhores iguarias da região, onde não faltam o Xerém com conquilhas, choquinhos com tinta, marisco variado, carapaus alimados, feijoada de búzios, cataplana, caldeirada de peixe e os doces típicos com destaque para os dom-rodrigues, bolos de figo, de amêndoa e de alfarroba.

O evento, que celebrou a sua 20ª edição, é sempre um dos mais aguardados do programa de animação da cidade, que este ano contou com dois grandes nomes do panorama musical português: Quinta do Bill e Roberto Leal.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que esta é uma forma da Autarquia homenagear os pescadores da terra, as tradições e a cultura popular. “Há duas décadas que a população se junta nesta data para conviver e, sobretudo, homenagear a sua comunidade piscatória. É, por isso, com imenso orgulho que, num ambiente de convivência salutar, continuamos a reconhecer e a manter vivas as nossas tradições ancestrais. É também uma oportunidade única para saborear os produtos da nossa gastronomia, tão bem confecionados pelas nossas associações locais. Tudo isto servido com muita animação musical”, sublinhou.

Na sexta-feira, Carlos Coelho abriu o programa de animação com o tradicional baile popular, a que se seguiu a atuação dos Quinta do Bill, a banda de folck-rock mais conhecida da música portuguesa, este ano a celebrar 3 décadas de carreira. Foi um excelente espetáculo com toda a gente a cantar alto e a bom som “Os filhos da Nação”, entre outros temas emblemáticos da banda.

No sábado, a Festa foi dedicada à XXI edição do Festival de Folclore de Albufeira, que levou ao palco a riqueza dos trajes, das danças e dos cantares mais genuínos representada por ranchos de vários pontos do País.

No domingo, último dia do evento, depois de um pezinho de dança ao som do Duo 64, o palco foi invadido pela alegria contagiante da música de Roberto Leal que tão bem retrata as nossas raízes e tradições populares. Pela segunda vez em Albufeira o músico apresentou o seu último trabalho “Arrebenta a Festa”, a melhor forma de encerrar a 20ª edição do certame.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...