FESTAS DO PESCADOR ANIMAM PRIMEIRO FIM DE SEMANA DE SETEMBRO

Versão de impressãoVersão PDF

As Festas do Pescador estão de regresso à cidade com as habituais tasquinhas de comes e bebes e muita animação musical. Durante três dias, de 1 a 3 de setembro, os visitantes podem conviver em redor de uma mesa farta de iguarias típicas da região e dar um pézinho de dança ao som de artistas nacionais. Este ano serão os Quinta do Bill e Roberto Leal a animar a festa. Um dos dias, como já vem sendo tradição, é dedicado ao folclore com a atuação de diversos ranchos.

Como manda a tradição, Albufeira dedica o primeiro fim de semana de setembro às Festas do Pescador. Este ano não será exceção e o evento regressa à Praça dos Pescadores, de 1 a 3 de Setembro, para celebrar 20 edições.

O certame, que todos os anos presta homenagem à comunidade piscatória da terra, irá juntar diversas associações locais, que apresentam um menu recheado de receitas típicas ligada ao mar. Xerém, choquinhos com tinta, marisco variado, carapaus alimados, feijoada de búzios, cataplana, caldeirada de peixe e a tão afamada doçaria regional - com destaque para os dom-rodrigos e os bolos de figo, de amêndoa e de alfarroba - prometem uma viagem de sabores pela gastronomia algarvia.

A partir das 18h00, a Praça dos Pescadores ganha vida e transforma-se numa festa popular que junta residentes e turistas. À noite, as atenções voltam-se para o palco, onde desfilarão diversos artistas.

Na sexta-feira, pelas 20h30, é Carlos Coelho que abre o baile popular, seguindo-se a atuação da banda Quinta do Bill, pelas 22h00. No ano em que assinalam os 30 anos de carreira, o grupo de folk-rock formado por Carlos Moisés, Paulo Bizarro, Carlos Calado, Dalila Marques, Jorge Costa e Miguel Urbano, irá apresentar em palco algumas das canções mais recentes, mas também os seus temas mais emblemáticos, como “Os Filhos da Nação”, “Se te amo”, “Voa” ou “No Trilho do Sol”. Formada em 1987, a Quinta do Bill lançou, até hoje, nove álbuns de originais. O primeiro álbum da banda, “Sem Rumo”, foi editado em 1992. O seu mais recente trabalho é “Todas As Estações”, álbum de originais lançado em 2016.

No sábado, dia 2, será a vez do XXI Festival de Folclore de Albufeira juntar ranchos de vários pontos do país, embaixadores das suas regiões, que vêm divulgar a sua música, dança e canto. O Festival já vai na sua 21ª edição, contribuindo para a valorização e divulgação das artes e culturas tradicionais, promovendo a festa e o convívio, a diversidade e o intercâmbio cultural.

No domingo, o Duo 64 é o primeiro a pisar o palco, convidando todos a dançar o seu repertório popular. A festa encerrará ao som de Roberto Leal, cantor, compositor e ator português radicado no Brasil, que devido ao sucesso alcançado na década de 1970 é considerado um embaixador da cultura portuguesa no Brasil. Pela segunda vez em Albufeira, o músico vem apresentar o último trabalho, “Arrebenta a Festa”, que marca os seus 45 anos de carreira, ao longo da qual conquistou 30 Discos de Ouro, 5 Discos de Platina, 2 discos de Diamante e mais de 300 troféus. Venha conhecer uma das mais animadas festas que celebra as tradições pesqueiras!
 

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

24/08/2017