FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL JÁ COMEÇOU

Foi em clima de festa que 1300 jovens chegaram a Albufeira para participar na X edição da Festa do Basquetebol Juvenil, Iniciativa que arranca hoje e se prolonga até domingo, em cinco pavilhões desportivos da cidade. Este ano o destaque vai para o “All-Star Game”, dia 2 de abril, que irá permitir a milhares de jovens, entre os 14 e os 16 anos, conviver e partilhar experiências com as estrelas da modalidade.

Nem o atraso do comboio, devido a uma avaria, retirou o sorriso do rosto dos jovens basquetebolistas, que em representação de 18 delegações, desfilaram, ontem, pelo centro da cidade em direção à Praça dos Pescadores.
O grande momento do dia foi a chegada do “Blitz”, a irreverente mascote da Federação Portuguesa de Basquetebol, que escolheu viajar até ao recinto da Festa, de paraquedas puxado por uma pequena embarcação, alcançando o areal numa veloz mota de água, protagonizando um espetáculo que arrancou muitas palmas e sorrisos aos milhares de participantes.
Depois da surpresa, e já com todas as comitivas perfiladas na Praça dos Pescadores, realizou-se o tradicional juramento de fair-play, ao que se seguiram os discursos do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, do vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Paulo Freira e do presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas.
Durante a sua intervenção, Carlos Silva e Sousa destacou que “É uma honra receber em Albufeira, pelo quinto ano consecutivo, esta grande Festa da Juventude e do Desporto. Esta é uma terra que sabe receber quem nos visita, por isso espero que se sintam em casa e aproveitem ao máximo esta experiência enriquecedora, quer a nível desportivo quer do convívio com outros jovens, representantes das seleções de várias zonas do País”. O autarca aproveitou também para convidar os jovens e respetivas famílias para conhecerem melhor a cidade, a beleza das praias, a cultura e gastronomia e, claro, também a animação, “porque há tempo para tudo desde que tudo seja feito com alguma moderação”, disse. Paulo Freira, por sua vez, sublinhou a importância do fair-play que deve nortear o comportamento de todos os desportistas “por isso o juramento, cerimónia simbólica, mas fundamental para que todos tomem consciência da importância da ética no desporto”. O presidente da Assembleia Municipal de Albufeira deu também as boas-vindas a todos os participantes, tendo reiterado a importância do evento “quer em termos desportivos, quer pelo seu impacto na economia local”.