FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL CELEBROU X EDIÇÃO EM ALBUFEIRA

Albufeira voltou a ser a capital do basquetebol nacional com a realização da maior festa juvenil da modalidade. Durante seis dias, cerca de 1300 jovens das várias seleções regionais percorreram a rede de pavilhões da cidade, onde se disputaram os 198 jogos. A novidade desta edição foi o regresso do “All-Star Game”, que veio motivar ainda mais estes jovens atletas a darem o seu melhor.

Livestream de todos os jogos, estatística oficial com play-by-play em todas as partidas, a Mascote Blitz, o Cartão Branco de Fair-play, o Parque ativo da Coca-cola, o écran gigante da fun addict e o regresso do “All-Star Game” fizeram da 10.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil um enorme sucesso.

De 29 de março a 3 de abril, Albufeira viveu momentos únicos protagonizados pelas 18 delegações regionais, compostas por 72 seleções de jovens, acompanhados pelos treinadores, árbitros, dirigentes, técnicos nacionais, membros da organização, fisioterapeutas e familiares. No total as Festas do Basquetebol Juvenil movimentam perto de 5 mil pessoas.

Os jogos decorreram em cinco equipamentos desportivos do concelho: Pavilhão de Albufeira, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita e Pavilhão Francisco Neves (Imortal).

Apesar de todos saírem vencedores pelo espírito de equipa, de solidariedade e de Fair-play que demonstraram nesta Festa do Desporto, no final das contas, o Porto venceu nas provas masculinas, enquanto Lisboa superiorizou-se nos jogos femininos.

As quatro finais do Campeonato Interassociações decorreram na manhã de domingo em ambiente de euforia e emoção. Num clássico entre Porto e Lisboa, em Sub 16 Masculinos, a associação da invicta levou a melhor sobre o adversário. Já no pavilhão da Escola Básica e Secundária de Vale Pedras, Porto e Aveiro defrontaram-se na final de Sub 14 e, tal como tinha acontecido no ano passado, o Porto voltou a ser mais forte. Lisboa conquistou o título na categoria de Sub 16 Femininos e Sub 14 Femininos, depois de bater Setúbal em ambas as partidas.

A manhã de domingo também ficou marcada pelo tributo prestado pela Federação Portuguesa de Basquetebol a várias personalidades e equipas, entre as quais a Seleção Nacional Feminina de Sub 16, Mário Saldanha, José Salgueiro, Paulo Neta, Liberto Faria, Alfredo Brigas, Isilda Cunha e Carlos Lucas.

A 10.ª edição do evento trouxe de volta, após 6 anos, o torneio das estrelas. Muitos craques protagonistas de grandes duelos na Liga Portuguesa de Basquetebol entraram em campo em duas partidas que provocaram sorrisos e o delírio do público que ovacionou efusivamente os atletas. Tal como no All Star feminino, também nos homens o Norte venceu o Sul, e também por dois pontos de diferença. Os jovens tiveram a oportunidade de conviver e partilhar experiências com as estrelas da modalidade.

Este ano, a ação de Basket Solidário reverteu a favor do Agrupamento 714 dos Escuteiros de Portugal- Núcleo de Albufeira, que recebeu o montante de 1.362,00 Euros, em resultado da doação de 1 Euro por parte de todos os participantes do evento. Representantes da Autarquia e da Federação Portuguesa de Basquetebol visitaram as instalações desta Instituição para conhecer de perto o trabalho realizado em prol dos jovens do concelho.

Na cerimónia de encerramento, a Federação Portuguesa de Basquetebol destacou os momentos únicos e inesquecíveis que se viveram no evento deste ano. “Fica uma certeza, o basquetebol português, principalmente o juvenil, saiu muito valorizado. Um grande obrigado a todos pela vossa participação. Entremos então pela contagem decrescente da edição de 2017”, salientou o presidente Manuel Fernandes.

Em representação de Carlos Silva e Sousa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, realçou “os valores e princípios associados ao evento, onde o Desportivismo, Juventude, Amizade, Solidariedade e Fair-play fazem desta Festa um exemplo a seguir”.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...