FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL ALBUFEIRA 2017 JÁ COMEÇOU

Os cerca de 900 atletas de 72 seleções regionais e respetivas comitivas foram ontem recebidos pelo Município de Albufeira, na Praça dos Pescadores, em clima de festa. Após o desfile pelo centro da cidade, os jovens talentos do basquetebol nacional formaram uma moldura humana com o símbolo de um laço azul, sob o lema "+ Basket, + Afetos. O maior evento juvenil da modalidade prolonga-se até ao próximo dia 11 de abril.

A passada quinta-feira ficou marcada pela chegada a Albufeira das comitivas envolvidas na edição de 2017 da Festa do Basquetebol Juvenil. O desfile teve início na Avenida da Liberdade, passando pelo Largo Engenheiro Duarte Pacheco, e terminou na Praça dos Pescadores, onde decorreu a Sessão de Boas Vindas aos participantes, que contou com a intervenção das entidades organizadoras do evento.

Carlos Silva e Sousa destacou que “Albufeira é uma cidade jovem, que aposta fortemente na juventude”. O presidente da Câmara Municipal mostrou-se orgulhoso por ver o Largo dos Pescadores cheio de jovens “que representam Portugal e o basquetebol, um desporto muito acarinhado pelos albufeirenses”. O autarca deixou ainda um conselho aos atletas para que compitam, mas sobretudo cresçam enquanto pessoas. “Queremos proporcionar-vos a melhor festa de sempre. É importante termos uma juventude feliz e saudável porque vocês são o futuro de Portugal”, acrescentou.

Um dos momentos mais aguardados do dia foi a formação de um logotipo humano, que recriou o laço azul da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), sob o lema "+ Basket, + Afetos". Recorde-se que abril é o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e a imagem do laço azul pretende recordar que a dignidade humana e o bem-estar das crianças deve ser a principal missão de todos nós.«

A mascote da Federação Portuguesa de Basquetebol, o lince ibérico Blitz, também regressou a Albufeira para animar mais uma edição da Festa do Basquetebol, que já se realiza no concelho há seis anos consecutivos.

Depois da atuação da orquestra de percussão algarvia “Percutunes” decorreram os habituais juramentos, protagonizados por Filipa Cruz (jogadora da AB Castelo Branco), Paulo Martins (árbitro da AB Lisboa) e Fátima Ramalheiro (mãe de uma atleta da AB Aveiro).

Em representação do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) do Algarve, Custódio Moreno saudou os jovens, familiares, treinadores e dirigentes e relembrou que “todos os intervenientes da atividade desportiva deverão assumir comportamentos positivos que promovam a verdade, a ajuda, a tolerância, o respeito pelas regras e pelo outro, o fair-play, o saber estar e saber aceitar o resultado”. O diretor regional do IPDJ terminou a sua intervenção salientando que “muito mais importante que o resultado é o participar, o dar o nosso melhor”.

A festa decorre até ao dia 11 de Abril, terça-feira, com a disputa em simultâneo dos Campeonatos de Portugal de Basquetebol de Iniciados e Cadetes masculinos e femininos de Seleções Regionais. Os Pavilhões Desportivos de Albufeira; de Olhos de Água; da Escola Básica e Secundária de Albufeira; da Escola Secundária de Albufeira; da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita; e Francisco Neves (antigo Imortal), vão acolher 214 jogos e mais de 1300 pessoas, entre jogadores, juízes, técnicos, dirigentes e familiares.

O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) anunciou que “este ano não vai haver boletim de jogo, vamos fazer uma experiência piloto inovadora com 214 boletins digitais, que correspondem à totalidade dos jogos”. Manuel Fernandes agradeceu publicamente à Câmara Municipal de Albufeira pelo “apoio inestimável” e confessou sentir-se muito feliz “por celebrar aqui o maior evento do desporto juvenil federado que atrai e mobiliza milhares de pessoas”.

A Festa do Basquetebol Juvenil volta a integrar os jogos All Star Masculino e Feminino, que terão ligar na tarde de domingo, dia 9, com a presença dos melhores jogadores e jogadoras de Basquetebol.

As Finais dos diversos escalões estão marcadas para o último dia, a partir das 8h30, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária, no Pavilhão Francisco Neves e no Pavilhão Desportivo de Albufeira, onde decorrerá também a Cerimónia de Encerramento e a Entrega de Prémios, pelas 11h45. Para além dos prémios a atribuir aos três primeiros classificados de cada competição, haverá ainda o Prémio Fair Play, destinado a fomentar a sã competição, e o Prémio Solidariedade, que prevê a doação de um euro por parte de todos os participantes.

A Festa do Basquetebol é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e com o apoio da Associação de Basquetebol do Algarve, Imortal Basket Club e Clube de Basquete de Albufeira. O evento conta, ainda, com a colaboração de várias associações distritais de basquetebol de todo o país