FERNANDO SANTOS MARCA PRESENÇA NA GALA DO DESPORTO

Dia 12 de fevereiro, pelas 21h00, o Pavilhão Desportivo de Albufeira vai receber a 12ª edição da Gala do Desporto. Este ano para além dos atletas, treinadores, clubes e associações do concelho, a Autarquia vai homenagear o selecionador nacional de futebol Fernando Santos.

A Gala do Desporto 2016 já está em fase de preparação. Pelo 12º ano consecutivo, o Município volta a homenagear atletas, treinadores, clubes e associações locais que se distinguiram na época passada. A próxima edição do evento está marcada para o dia 12 de fevereiro, pelas 21h00, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

À semelhança do que tem vindo a acontecer nas últimas edições, a autarquia irá distinguir personalidades a nível nacional que se destacaram devido a um percurso desportivo exemplar. Este ano, o convidado de honra é o atual selecionador nacional de futebol, Fernando Santos. O treinador e ex-futebolista, 61 anos, foi o primeiro português a orientar os três grandes clubes nacionais (Sporting CP, FC Porto e SL Benfica) e gregos (AEK Atenas, Panathinaikos, PAOK Salónica). É reconhecido pela sua competência e capacidade de trabalho, tendo sido apelidado de “Engenheiro do Penta”, precisamente por ser engenheiro de formação e por ter conquistado, ao serviço do FC Porto, o quinto campeonato do penta.  Em 2010 tornou-se selecionador da Grécia e ajudou a seleção helénica a apurar-se para o Campeonato da Europa de 2012. Repetiu o feito para o Campeonato do Mundo de 2014 e conduziu a equipa aos oitavos de final antes de deixar o cargo. Em setembro desse ano foi escolhido para o comando técnico de Portugal na sequência da saída de Paulo Bento. Com um registo de seis vitórias consecutivas, Fernando Santos foi um dos grandes responsáveis pelo apuramento da Seleção Nacional para o Europeu de Futebol que se realiza este ano, em França.

Para Carlos Silva e Sousa, este é um dos pontos altos do calendário desportivo do município, em que a Câmara Municipal faz questão de valorizar “quem tanto tem dado ao desporto e ao concelho, alcançando resultados excecionais”. O autarca salienta que a autarquia tem reforçado o apoio a clubes e associações, quer a nível financeiro quer logístico, promocional, na disponibilização de transporte e de combustível, cedência gratuita de instalações para a realização de treinos e jogos. “Temos conseguido trazer para Albufeira eventos desportivos de destaque, que envolvem milhares de praticantes. Isto só é possível devido à rede de infraestruturas e equipamentos de excelência que construímos nos últimos anos e que registam taxas de utilização bastante elevadas. Albufeira é um concelho que aposta no Desporto, seja ele federado, escolar, adaptado ou informal”, concluiu.

Refira-se que ao longo dos vários anos da realização do evento a Autarquia já distinguiu desportistas de renome em diferentes modalidades, nomeadamente Francis Obikwellu, Ana Dias, Cândido Barbosa, Vanessa Fernandes, Miguel Praia, João Vieira Pinto, Tomás Barroso, Ricardo Sá Pinto, o jornalista e comentador desportivo Fernando Correia, Nuno Gomes e Manuel José, entre outros.