ESTÁ A CHEGAR O IV OPTO

Com cerca de 70 expositores o OPTO constitui já um dos maiores eventos do país na área da educação e formação. O certame inclui ainda diversa animação, sendo de destacar os concertos e o show cooking. Universidades, Institutos, empresas e diversas escolas também já confirmaram a sua presença de 4 a 6 de maio, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

Está a chegar o IV OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve. Agendado para de 4 a 6 de maio no Pavilhão Desportivo de Albufeira, este certame conta com cerca de 70 expositores e é atualmente um dos maiores eventos do país na área da educação e formação.

Organizado pelo Município de Albufeira, o OPTO é dirigido aos jovens estudantes que frequentam o 3.º ciclo, o ensino secundário e profissional, aos professores, formadores, pais e encarregados de educação, e constitui uma mostra das diversas possibilidades de rumo ao nível educativo e profissional. Deste modo, estarão presentes diversas escolas profissionais, as escolas do concelho e da região, associações profissionais e instituições de natureza técnica e educativa. À semelhança das edições anteriores, a presença de instituições de ensino superior é notória: estão confirmadas as Universidades Aberta (Centro Local de Aprendizagem – Silves), Atlântica, a de Aveiro, do Algarve, de Évora, de Lisboa, do Porto, Lusófona, a Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia). Também estarão presentes os Politécnicos de Beja, de Coimbra, de Leiria, assim como os Institutos Piaget, o Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM), o Superior Técnico (IST), o de Engenharia de Coimbra e o Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), assim como o SPOT Orientação (Espaço que concentra a oferta formativa de mais de 20 estabelecimentos de ensino universitário, politécnico e profissional, que não estando presentes remeteram informação) e Turismo de Portugal - Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), entre outras.

Destaque ainda para a nova área de study abroad com a presença de entidades que abrirão as portas a quem pretende estudar no estrangeiro. De modo a facilitar o transporte, foi celebrado um protocolo com CP para descontos nas viagens de comboio, os autocarros urbanos GIRO serão gratuitos desde a estação ferroviária e estará também disponível a frota municipal de Albufeira para deslocação entre Estação de Ferreiras e o Pavilhão Desportivo (mediante pré-reserva e disponibilidade), assim como transportes municipais (mediante disponibilidade dos municípios).

O certame irá decorrer no primeiro dia entre as 14h00 e as 18h00 e nos seguintes entre as 09h30 e as 18h00 e conta também com um vasto programa de animação, distribuída pelo palco, pela sala de conferências, área de show cooking e espaço exterior. No OPTO todas as atividades são pensadas de forma a tornar memorável a
visita dos alunos, aliando a componente lúdica ao espaço expositivo. Dança, música, teatro, artes circenses, desporto, atividades radicais, piscinas, cavalos, experiências, interacções e simulacros e muitas mais surpresas, integram a programação.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...