ENCONTRO “(RE)PENSAR A EDUCAÇÃO” REÚNE COMUNIDADE EDUCATIVA EM ALBUFEIRA

“(Re)pensar a Educação- Aprendizagem e Inovação num Mundo em Transição” é o tema do encontro que irá juntar em Albufeira a comunidade educativa do concelho, da região e do país para debater, refletir e partilhar experiências e saberes que fomentem ações educativas transformadoras. O encontro irá ter lugar nos dias 3 e 4 de março, no hotel São Rafael Atlântico, e está acreditado pelo Conselho Científico-pedagógico de Formação Contínua. As inscrições já estão abertas e são gratuitas para os professores do concelho de Albufeira.

O Encontro “(Re)pensar a Educação – Aprendizagem e Inovação num Mundo em Transição” pretende ser um espaço de diálogo e troca de saberes entre todos os intervenientes no processo educativo. Durante dois dias, os participantes irão assistir a conferências, oficinas temáticas, mesas redondas, mostras de projetos e a alguns momentos musicais a cargo do Conservatório de Albufeira.

No dia 3 de março, sexta-feira, terá lugar a sessão de abertura do evento, às 14h30, seguida de uma conferência intitulada “Eu te educo…tu me educas”, onde serão abordados os direitos das crianças pela conselheira independente Ana Guerreiro. A Mesa Redonda irá lançar o tema “O nosso papel como agentes de mudança na escola de hoje”, que contará com as intervenções de José Pacheco (fundador da Escola da Ponte), de David Rodrigues (presidente da Pró-Inclusão) e será moderado por Nuno da Silva, educador ativista. Pelo meio haverá uma mostra de projetos e um espaço para conversas imprevistas no hall do hotel. O dia terminará com um jantar onde serão apresentados projetos inovadores através de dinâmicas vivenciais.

No dia seguinte, 4 de março, as oficinas temáticas começam às 9h00, e irão abordar temas variados como “Mindfulness na educação”, por Cátia Dias, facilitadora da Academia de Parentalidade Consciente; “Comunicação autêntica”, por Allan Sousa representante do projeto Oxigénio; “Escola aberta”, por José Pacheco, fundador da Escola da Ponte; “A saúde das palavras”, por Heloísa Dias e Natacha Gonçalves, representantes do Centro de Saúde de Albufeira; “Círculos de inovação”, por António Quaresma, da Rede Educação Séc. XXI; “Ferramentas para a Participação Democrática nas Escolas”, por ECO- Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento.

A partir das 14h00 decorrerá a conferência “Inovação e Mudança na Educação: entre mito e utopia”, que será conduzida por David Justino, presidente do Conselho Nacional de Educação. Segue-se uma Mesa Redonda sobre o tema “A escola, um novo sentir”, que contará com as intervenções de Rosa Madeira (Universidade de Aveiro), Carlos Neto (Faculdade de Motricidade Humana) e a moderação de Teresa Vitorino (Escola Superior de Educação e Comunicação UALG).

O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira com o pelouro da Educação, José Carlos Rolo, salienta que “para que a educação seja um pilar fundamental das sociedades desenvolvidas, contribuindo evidentemente para a sua evolução positiva e desenvolvimento, ela ter-se-á que adaptar às realidades e às mudanças da sociedade”.

As inscrições são obrigatórias e deverão ser efetuadas através do link http://www.cm-albufeira.pt/civicrm/event/info?id=735&reset=1 comportando um custo de 30€ se realizadas até 14 de fevereiro ou de 45€ a partir de 15 de fevereiro. Os professores do concelho de Albufeira beneficiam de inscrição gratuita.

Para mais informações contactar: educacao@cm-albufeira.pt ou 289 599 594.