EDIFÍCIO ADMINISTRATIVO DE VALE PEDRAS ESTÁ PRONTO PARA ACOLHER SERVIÇOS

O novo edifício administrativo de Vale Pedras já se encontra concluído e pronto para acolher alguns dos serviços da Câmara Municipal de Albufeira que com a instalação no novo espaço irão dispor de melhores condições de trabalho e de atendimento aos munícipes. Este é mais um passo do Município em direção à Modernização Administrativa.

A funcionalidade dos edifícios municipais é essencial não só para quem lá trabalha, mas também para a eficiência e eficácia do serviço prestado aos cidadãos e às empresas. Assim, numa lógica de melhorar o atendimento e dar um contributo efetivo no âmbito da modernização administrativa, a Autarquia tem vindo a desenvolver vários projetos na área da remodelação e melhoramento do património existente e da construção de novos edifícios.

Entre as várias medidas tomadas há a destacar em 2015 a reestruturação do espaço de atendimento no edifício dos Paços do Concelho, alteração que envolveu um investimento na ordem dos 60 mil euros. A intervenção consistiu na completa harmonização do espaço de atendimento, que passou de 8 para 14 balcões, numa nova disposição que beneficiou, também, da criação de uma zona de espera com capacidade para 18 lugares sentados, garantindo a melhoria das condições de trabalho dos funcionários e o acolhimento dos munícipes. O processo envolveu, para além da alteração do mobiliário, a substituição do sistema de atendimento, com instalação de filas de espera no r/ch e no piso do Departamento de Obras, bem como a adequação do equipamento informático à nova realidade.

Mais recentemente, refira-se a conclusão do edifício administrativo de Vale Pedras, junto aos armazéns da Câmara Municipal de Albufeira, que já está em condições de acolher alguns dos serviços da Autarquia que atualmente se encontram a funcionar com algumas dificuldades de espaço. A obra, com um valor de investimento superior a 2 milhões de euros, corresponde à segunda fase das instalações dos Serviços Técnicos do Município, tendo a primeira fase contemplado a execução dos armazéns e infraestruturas gerais.

O edifício encontra-se implantado numa área de 2.500 m2, distribuídos por três pisos, com estacionamento para 140 lugares, e irá albergar vários serviços que necessitam de melhores condições para poder funcionar com qualidade.

O piso térreo integra as seguintes valências: Laboratório de Conservação e Restauro, Arqueologia e Reserva do Município, instalações do Serviço de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho e Arquivo Geral do Município.

O piso 2 contempla um refeitório, instalações destinadas aos motoristas do Município, vários gabinetes técnicos, sala de formação e sala de reuniões. O piso 3 irá acolher mais alguns gabinetes técnicos e instalações de apoio.

As novas instalações foram construídas com recurso a materiais tradicionais em contraponto com materiais modernos, o que confere ao edifício um aspeto de contemporaneidade. A fachada de cortina em vidro foi protegida com uma estrutura de ensombramento, constituída por um conjunto de lâminas orientáveis em alumínio com um sistema automático de variação da inclinação, em função de fatores como o ângulo da incidência solar, vento, entre outros. O edifício encontra-se, também, dotado de sistemas economizadores de energia, nomeadamente ao nível do aquecimento e arrefecimento ambiental e painéis solares na cobertura para aquecimento de águas sanitárias.