Distinguidas Empresas Locais em Cerimónia Pública

Este é o terceiro ano consecutivo que o Município distingue as empresas de Albufeira, classificadas com o Estatuto PME Líder e PME Excelência. Em 2014 foram galardoadas com este selo de reputação 35 empresas do concelho que foram homenageadas pela Autarquia.

Esta terça-feira, dia 14, foi de grande significado para as 35 empresas do concelho de Albufeira distinguidas publicamente pelo Município, na sequência de terem sido classificadas, no passado mês de janeiro, com o Estatuto PME Líder ou PME Excelência. O Estatuto PME Líder é atribuído pelo IAPMEI, numa parceria com os principais bancos a operar em Portugal. É um instrumento de qualificação de empresas que distingue as PME com melhores indicadores económico-financeiros, que prossigam estratégias de crescimento e liderança competitiva.

O grupo das PME Líder que apresentem os melhores desempenhos será também anualmente distinguido com o Estatuto PME Excelência, o que resulta em condições acrescidas de visibilidade para estas empresas de perfil superior. Neste projeto, para além dos bancos, o IAPMEI conta também com a parceria do Turismo de Portugal.

Refira-se que o Estatuto PME Excelência tem por objetivo conferir notoriedade e otimizar condições de financiamento e de reforço competitivo às PME, que pelas suas estratégias de crescimento constituem alavancas importantes do desenvolvimento económico do País.

Associado ao Estatuto PME Líder e PME Excelência estão o acesso ao crédito, melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos ou serviços, facilidades na relação com a banca e administração pública e um certificado de qualidade na sua relação com o mercado.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira salientou que as PME representam a maior parte do emprego em Portugal e no concelho, tendo-se mostrado visivelmente satisfeito pelos resultados alcançados pelas nossas empresas – 18 receberam o Estatuto PME Líder e 17 PME Excelência – com incidência maior na área do turismo e similares. Carlos Silva e Sousa referiu que “esta parceria entre o Município, IAPMEI e Turismo de Portugal constitui uma excelente motivação para as empresas, para que continuem a ser geradoras de emprego e riqueza, apostando nas boas práticas de gestão, no empreendedorismo e na inovação”.

As empresas de Albufeira estão muito acima dos rácios de saúde financeira a nível nacional e têm ainda enormes desafios pela frente “ainda hoje de manhã estive a assistir a uma sessão de divulgação promovida pela CCDRA, onde se falou do sistema de incentivos às empresas, dos financiamentos do FSE e do FEDER no âmbito do CRESC Algarve 2020, fundos que se forem bem aproveitados vão contribuir para o reforço de competitividade na região”. O autarca felicitou as 35 empresas locais distinguidas pelo seu desempenho económico-financeiro e pelas melhores práticas de gestão em diversos setores de atividade e disse que “para enfrentar os novos desafios, o caminho tem que ser feito em conjunto com os empresários”. Relembrou que o Município dispõe de um serviço (AGE – Gabinete de empreendedorismo de Albufeira) destinado a apoiar os empresários a nível da informação, aconselhamento e captação de investimentos, a que devem recorrer sempre que considerem necessário.

Vítor Neto, vice-presidente do NERA, na cerimónia em representação da CIP – Confederação Empresarial de Portugal destacou que Albufeira é o maior concelho turístico do Algarve, sendo que as empresas classificadas PME Líder e Excelência refletem muito bem a estrutura empresarial do concelho (maior parte na área do turismo). Aproveitou para desejar que o concelho continue em primeiro plano no futuro económico da região, salientando que apesar estarmos numa boa fase, temos um duplo desafio pela frente “a necessidade de consolidação do desenvolvimento do turismo e de criar novos setores que o complementem”.

Jorge Abrantes, vogal do Turismo de Portugal, fez votos para, que no próximo ano, para além destas 35 empresas classificadas com o Estatuto PME Líder e Excelência possam surgir muitas mais.

O presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, felicitou a Autarquia pela promoção do evento e referiu que “em relação a 2013 as empresas de Albufeira tiveram um crescimento muito significativo: cinco vezes acima daquilo que é a média de crescimento das PME a nível nacional, sobretudo no que se reporta à evolução dos resultados líquidos, capitais próprios e autofinanciamento. Estes resultados, particularmente no que respeita à distinção PME Líder e Excelência têm que ser divulgados, pelo impacto significativo que têm no que respeita à capacidade de obtenção de créditos e financiamento”.