Dia Mundial do Ambiente foi celebrado com muita animação

À semelhança de anos anteriores o Município preparou um programa de Comemorações com o objetivo de sensibilizar a população para as questões ambientais, promover uma maior consciência ecológica e incutir nos jovens atitudes sustentáveis em relação à gestão dos recursos naturais. Uma exposição com trabalhos realizados à base de materiais reciclados, atuações (música| dança) e apresentação de vídeos marcaram este Dia Mundial do Ambiente em Albufeira.

Centenas de crianças e alguns utentes dos Lares e Centros de Dia do Concelho de Albufeira passaram a manhã de sexta-feira no Auditório Municipal nas Comemorações do Dia Mundial do Ambiente.

O programa começou com a peça de Teatro “O Planeta Mágico”. Inusitadamente Ritinha, personagem secundária, surge na plateia e sugere subir ao palco para cantar e dançar enquanto Freddy, o ator principal, não chega para começar a peça. Apesar de ser muito divertida e energética, os seus dotes não chegam para entusiasmar a criançada, mas Freddy chega, finalmente, e começa a contar a sua mais recente aventura, numa viagem pelo planeta Terra. Reduzir, Reutilizar e Reciclar foram as palavras mais ouvidas, que a Ritinha, para não esquecer, transformou em lengalenga acompanhada de palmas. Foram momentos muito divertidos e que contribuíram para fazer passar a mensagem de que os recursos são finitos e devem ser preservados.

Depois foi a vez dos mais pequeninos apresentarem os trabalhos que realizaram durante o ano com a ajuda de professores, educadores e técnicos da Autarquia, no âmbito das atividades de educação ambiental.

Os alunos da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita (8º ano B) apresentaram o vídeo “As Energias e as Alterações Climáticas”. Seguiram-se duas atuações: “Planeta Limpo – Mundo a Reciclar” (EB1 Brejos 3ºA) e “O Lago” (EB1 Brejos 4ºA).

O momento mais esperado do dia chegou perto da hora do almoço com a entrega dos prémios aos projetos realizados pelas crianças dos Jardins de Infância, Escolas, e utentes dos Lares e Centros de Dia que participaram no concurso das Comemorações do Dia Mundial do Ambiente.

A entrega dos prémios contou com a presença de representantes da empresa Ecoambiente (João Campos), Agência Regional de Energia do Algarve – AREAL (Natália Cabral) e Bombeiros Voluntários de Albufeira (Domingos Teles), que juntamente com o Centro de Saúde local são parceiros do projeto.

Todos os participantes receberam certificados, material escolar e o livro “Árvores de Albufeira”, uma publicação editada pela Autarquia com a classificação da flora local.

Quanto aos prémios, na categoria “Um Natal mais Ecológico” os vencedores foram o Jardim de Infância Grãozinho de Areia (1º escalão), EB1 de Brejos, 1º e 2º ano, 4º A e Ludoteca (2º escalão), Escola Básica e Secundária de Albufeira, 12º D (5º escalão) a Casa de Repouso Sra. da Guia (6º escalão) e na categoria “A Energia e as Alterações Climáticas” foi vencedora a escola EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita com a apresentação de um vídeo ilustrativo sobre a temática.

O último prémio a ser entregue foi o referente à “Mostra de Atividades de Educação Ambiental” que esteve patente no foyer do Auditório. Participaram na iniciativa o Jardim de Infância de Paderne (sala 3) com a exposição “Mobiliário Reciclado”, o Jardim de Infância da Correeira (sala3) com a exposição “Cuida do Planeta Terra”, a EB1 de Brejos, 4º ano com a atuação “O Lago”, a EB1 de Brejos 3º ano com a atuação “Planeta Limpo – Mundo a Reciclar”, a EB 2,3 Diamantina Negrão, 9ºA, 9ºB, 9ºC, 9ºD com a exposição “Reutilização de Materiais”, a Casa Repouso Sra. da Guia com a exposição “Árvore Reciclada” e o Centro de Dia do Rossio com a exposição “Os Tesourinhos do Baú do Centro do Rossio”. Venceu o concurso o projeto “O Lago”, uma atuação que alerta para a poluição do meio aquático e marinho e para a necessidade de resolver o problema através de comportamentos adequados.

Por parte do Município estiveram presentes a vereadora responsável pelo pelouro do Ambiente, Ana Vidigal, e o vice-presidente, José Carlos Rolo, que fizeram questão de destacar o empenho da equipa de funcionários da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal, que durante o ano trabalham com os vários estabelecimentos de ensino e as associações do Concelho, bem como das entidades parceiras que colaboram com a Autarquia na concretização do projeto.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...