DIA MUNDIAL DA FLORESTA E DA ÁRVORE ASSINALADO EM ALBUFEIRA COM CENTENAS DE PARTICIPANTES

Distribuição de flores, teatro, pic-nic na relva, leitura de estórias, entrega de prémios e apresentação de meios e equipamentos de combate a incêndios, foram muitos os motivos que levaram centenas de crianças e jovens do ensino pré-escolar e básico, utentes de lares, centros de dia e várias associações do concelho a celebrar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore. Este ano, o programa decorreu no Parque da Alfarrobeira, perante centenas de participantes.

O Município de Albufeira voltou a celebrar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore, um evento que, no passado dia 21 de março, reuniu aproximadamente quatro centenas de pessoas, no Parque da Alfarrobeira.

A iniciativa contou com a participação de crianças e utentes de estabelecimentos de ensino e várias associações de âmbito social do concelho, nomeadamente os Jardins de Infância Grãozinho de Areia, Vale Pedras, Caliços, Centro Infantil Quinta dos Pardais, ATL da Escola EB1 de Olhos de Água, Escola EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita, APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve, Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia e dos Lares e Centros de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira: Casa da Paz, Lar São Vicente e Lar Roseiral. À semelhança do que aconteceu na edição de 2015, os Bombeiros Voluntários de Albufeira associaram-se ao evento, aproveitando para apresentar os meios e equipamentos que utilizam no combate aos incêndios.

Paralelamente à celebração da efeméride, a iniciativa visou, igualmente, dar a conhecer os espaços verdes do concelho, designadamente o Parque Urbano da Alfarrobeira, infraestrutura que já possui o estatuto de “pulmão verde” da cidade.

Após a sessão de Boas-Vindas, que contou com as presenças do presidente do Município, Carlos Silva e Sousa, da vereadora responsável pelo Ambiente, Ana Vidigal, do vice-presidente José Carlos Rolo, do vereador Rogério Neto e do presidente da Junta de Freguesia de Paderne Miguel Coelho, o programa prosseguiu com a entrega dos certificados no âmbito do projeto/concurso “Enfeites de Natal Reciclados”, cujos trabalhos estiveram em exposição, primeiro na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, e a partir de janeiro até ao final do mês de março, aqui no Parque da Alfarrobeira, onde podem ser apreciados por todos.

A entrega dos prémios aos estabelecimentos de ensino vencedores, que contou com a presença dos representantes da Caixa de Crédito Agrícola, Luís Alves, e da empresa Ecoambiente, Telma Farinha, foi aproveitada, também, para distribuir centenas de vasos com sementes de petúnia por todos os participantes.

Seguiu-se uma apresentação teatral que serviu de pretexto para despertar as crianças para a importância da preservação das Florestas, nomeadamente a necessidade de reduzir a pegada ecológica e ensinar-lhes, de forma lúdico-pedagógica, atitudes e comportamentos responsáveis relativamente à preservação do meio ambiente.

A peça, intitulada “2050 – Odisseia no Espaço”, conta a estória de um cientista que viaja no tempo e ao chegar ao ano de 2050 depara-se com a Terra transformada num deserto, onde já não existem árvores e animais e a água é bastante escassa. Pelo caminho encontra um habitante que lhe explica o que se passou e ambos decidem regressar a 2016 para ver com as crianças e os jovens o que se poderá fazer para proteger a Natureza e fazer com que a biodiversidade sobreviva.

Depois de ouvir e aprender com os conselhos sábios dos cientistas (os dois eco- agentes da peça) é tempo de relaxar! Por isso nada como fazer um pic-nic numa bonita manhã ensolarada – a primeira a assinalar a chegada da Primavera – para logo a seguir assistir a uma sessão de leitura da obra “Os Pequenos Girassóis da Mamã”, tema a condizer na perfeição com a época que se assinala e mais uma oportunidade para incentivar o gosto pela leitura, com a ajuda das técnicas da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, Isa Palaré, Daniela Ramos e Orieta Oliveira.

Terminado o programa reiteramos o convite para visitar o Parque Urbano da Alfarrobeira! Localizado numa zona central da cidade, o espaço ocupa uma área com cerca de 25.000 m2, nas imediações dos principais equipamentos desportivos: Estádio Municipal e Pista de Atletismo, Pavilhão e Piscinas Municipais, Campos de Treino em piso sintético e o Parque de Skate, sendo atravessado por um circuito ciclável de boa acessibilidade e caminhos pedonais que servem as diferentes zonas. Possui um parque infantil com inúmeras diversões para crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 14 anos, o que associado a uma ampla área relvada faz do local uma agradável área de convívio e de lazer para toda a família.
O Parque da Alfarrobeira é integrado por várias espécies da flora local, com predominância para a palmeira anã, oliveira, amendoeira, alfarrobeira, rosmaninho, alecrim, alfazema, cipreste e loendro.