CROSS DAS AMENDOEIRAS JUNTOU OS MELHORES ATLETAS NACIONAIS

A 39.ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor reuniu os melhores atletas da atualidade, que disputaram em simultâneo o Campeonato Nacional de Corta Mato Longo. Pela Pista das Açoteias passaram mais de 2000 atletas de todas as idades, num dia de sol que serviu também para homenagear um conjunto de instituições e personalidades que têm contribuído para engrandecer o atletismo.

A pista das Açoteias encheu-se de público no passado domingo, 13 de março, para assistir a mais uma edição do famoso Cross Internacional das Amendoeiras em Flor. A prova voltou a animar o concelho de Albufeira com a presença de cerca de 700 atletas a correrem nos vários escalões, numa manhã de sol onde também foi disputado o nacional de Corta Mato.

Na prova masculina, a vitória pertenceu ao amador Nélson Cruz, do Clube Pedro Pessoa, com um tempo de 30.44 minutos, seguido do benfiquista Ricardo Ribas, com 30.49. Rui Teixeira, do Sporting, conquistou o terceiro lugar do pódio ao concluir a prova em 30.51 minutos.

Em femininos, a liderança pertenceu ao Benfica com Salomé Rocha a terminar a prova em 34.10 minutos, à frente da companheira de equipa Dulce Félix, a vencedora das seis edições anteriores nacional de Corta Mato, cronometrada em 34.57. Mónica Dias, também benfiquista, completou o pódio com 35.14.

Coletivamente, o Benfica ganhou em femininos, deixando a vitória nos masculinos para o clube de Alvalade.

Este ano, a Associação de Atletismo do Algarve decidiu homenagear personalidades e entidades que têm contribuído para a promoção da modalidade. Destaque para a Câmara Municipal de Albufeira que tem apoiado e sido o palco desta emblemática prova. “É uma honra receber esta distinção, que representa a importância que o atletismo tem para Albufeira desde há longos anos”, frisou Carlos Silva e Sousa. O presidente da Câmara relembrou que “o concelho acolhe estágios e treinos de atletas de todo o mundo e foi palco de um dos maiores eventos da modalidade, em 2010, o Campeonato Europeu de Corta Mato que projetou Albufeira para todo o mundo”. A homenagem estendeu-se às autarquias de Loulé e Vila Real de Santo António, bem como à Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e Jornal A Bola.

Em termos individuais foram homenageadas pessoas que impulsionaram o atletismo algarvio como José Pedrosa, Fernando Mota, Desidério Silva, Carlos Moia, José Manuel Constantino, João Campos, Maria Sameiro Araújo e Rui Miguel Costa.

O Cross Internacional das Amendoeiras em Flor é um evento desportivo composto por várias provas que, no seu total, envolvem aproximadamente 2000 atletas, entre Desporto Federado, Escolar e Adaptado. Antes da disputa do Cross, o Clube Desportivo Areias de São João realizou o seu 14.º Corta Mato, prova integrada no Campeonato Regional de Cross Longo. Esta competição abrangeu os escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos Femininos e Masculinos. Na parte da tarde, a Pista das Açoteias acolheu o 26.º Campeonato Nacional de Corta Mato para Deficientes, uma prova de Desporto Adaptado que tem vindo a integrar o programa do evento.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...