CRÓNICAS PARA VER O MUNDO COM OUTRO ROSTO

“Crónica feita de palavras”, de Miguel Saraiva, é apresentado no próximo dia 20, às 16h00 na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. Um livro que faz a “leitura das dimensões afectivas e emocionais do quotidiano de todos nós”, refere o prefaciador, Diamantino Santos.

Da autoria de Miguel Saraiva, “Crónica feita de palavras” é o livro a centrar as atenções no próximo Sábado, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge.
Este é o primeiro livro de Miguel Saraiva, natural de Coimbra, que confessa ter pensado inicialmente em escrever um livro de contos, mas que depressa a parte emocional ganhou força e a opinião em torno do quotidiano humano começou a suscitar curiosidade e apreço dos leitores. “Já não me revejo em alguns textos, mas correspondem a um tempo preciso e por isso, tenho orgulho neles”, confessa o autor, cujas leituras são o mais plurais possíveis, “até o Tio Patinhas leio, também está na minha mesinha de cabeceira”.
Aquando do lançamento, em Outubro do ano passado, Vera Duarte, amiga do autor, desvendou o teor da obra: “fala do nosso quotidiano, de forma simples e perto de nós, colocando em evidência
que as perguntas mais simples que formulámos contêm afinal questões muito complexas. Este livro fala da amizade, do amor, da saudade, de encontros e desencontros, de persistências, mas nunca de desistências, porque a vida é, conforme diz Miguel Saraiva, ‘o resultado da multiplicação das coisitas pequenas enormes grandes’. É uma escrita próxima de quem lê e que reflecte bem a inquietude do autor”.
Por seu turno, o responsável pelo prefácio, Diamantino Santos, acentua que “é um livro de afectos e emoções. Releva a dissonância face àquilo a que estamos habituados a pensar acerca da realidade.”
Depois de “Crónica feita de palavras”, Miguel Saraiva prossegue a escrita, devendo publicar ainda neste ano o seu segundo livro.