CONTRATOS-PROGRAMA APOIARAM CLUBES DE ALBUFEIRA NO TOTAL DE 170 MIL EUROS

A Câmara Municipal de Albufeira continua a apostar no desporto, através da realização de Contratos-Programa com os Clubes e coletividades do concelho que, em 2016, viram a verba aumentar em cerca de 20% em relação a 2015. O investimento, que rondou os 170 mil euros, destina-se a apoiar um total de 2890 atletas e 32 modalidades desportivas.

Está feito o balanço dos apoios financeiros concedidos a Clubes e associações desportivas durante o ano de 2016. No total, o Município de Albufeira investiu cerca de 170 mil euros na celebração de Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo. A verba, que contemplou 16 clubes e coletividades do Concelho, destinou-se a apoiar um total de 2894 desportistas - dos quais 1790 são atletas federados - e 32 modalidades.

O investimento na área, que tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, representou um acréscimo de aproximadamente 20% em relação a 2015. Refira-se que os valores são atribuídos em função de critérios definidos previamente pela Autarquia com base nos seguintes indicadores: número de atletas federados, número total de praticantes, modalidades desportivas praticadas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e respetivo grau de formação e, ainda, os resultados desportivos alcançados durante o último ano.

Este ano, para além do aumento do número de atletas (na época de 2015 foram apoiados 2300 desportistas), verificou-se, igualmente, o crescimento do número de modalidades promovidas pelos diversos clubes e coletividades, que criaram as condições necessárias à prática de Futebol, Futsal, Basquetebol, Atletismo, Voleibol, Andebol, Patinagem Artística, Karaté, Kung Fu, Tae Kwon Do, Defesa Pessoal, Tai Chi, Boxe, Muay Thai, Jiu Jitsu, Ciclismo, Cicloturismo, BTT, Ténis, Squash, Ténis de Mesa, Danças de Salão, Natação, Triatlo, Ginástica Rítmica e Acrobática, Hip Hop, Judo, Vela, Wind Surf, Stand Up Padle, Boady Board, bem como diversas atividades de Fitness dirigidas a crianças, adultos e idosos.

A somar à verba atribuída a cada clube individualmente, a Autarquia presta ainda apoio a nível logístico, promocional, disponibilização de transporte e de combustível, bem como a cedência gratuita de instalações para realização de treinos e jogos.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que a realização dos Contratos-Programa insere-se no âmbito do Plano de Apoio ao Associativismo Desportivo (PAAD) no concelho, medida que tem por objetivo apoiar e valorizar o trabalho dos clubes na promoção do acesso ao desporto, quer ao nível da formação e ocupação dos tempos livres dos jovens, fomentando hábitos de vida saudáveis, quer na vertente da competição. Carlos Silva e Sousa destaca que “graças à recuperação financeira do Município foi possível, este ano, aumentar a verba em cerca de 20%, o que evidencia um esforço significativo e que é revelador das preocupações do atual executivo, que considera o desporto uma área prioritária”.

Recorde-se que para além do investimento disponibilizado no apoio aos clubes e associações desportivas, a Autarquia tem vindo a apostar na criação de mais e melhores infraestruturas, bem como na organização de eventos a nível nacional e internacional.

Refira-se que já no primeiro fim de semana de fevereiro, estão previstos dois dos grandes acontecimentos do calendário desportivo municipal: no dia 3, está de regresso mais uma edição da Gala do Desporto que se realiza novamente no Pavilhão Desportivo de Albufeira e, mais tarde, no dia 5 de Fevereiro, o Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, na pista das Açoteias, e que este ano inclui a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...