COMUNIDADE CIGANA VAI BENEFICIAR DE PROJETO INOVADOR

Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia comungam da decisão de instalar temporariamente a comunidade cigana que se encontrava na zona da Orada, em barracas, deslocando-a para uma outra zona do concelho – o Escarpão – onde será instalada em casas pré fabricadas. O Projeto, avaliado e aprovado em sede de Rede Social, contou igualmente com a aprovação da Câmara e da Assembleia Municipal.

Depois da Câmara Municipal de Albufeira ter aprovado por unanimidade a solução a dar à comunidade cigana que ocupou e se sedentarizou num terreno junto à Orada há mais de duas décadas, a Assembleia Municipal de Albufeira aprovou por maioria, com dois votos contra e duas abstenções, essa mesma solução. A referida comunidade vive atualmente em barracas, sem as condições mínimas de habitabilidade.

Em sintonia com a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, está assim decidido retirar da situação precária a referida comunidade composta por 8 agregados familiares, num total de 39 pessoas, procedendo à sua reinstalação com as devidas condições de habitabilidade, em casas pré fabricadas na zona do Escarpão.

Cientes das dificuldades deste trabalho de integração das comunidades de etnia cigana, Câmara Municipal de Albufeira e Santa Casa da Misericórdia de Albufeira estruturaram em conjunto um projeto de carater temporário denominado por Comunidade de Inserção “Aldeia do Sanacai”. Trata-se de um projeto de inserção social que visa dotar os referidos agregados familiares de competências básicas a nível pessoal, habitacional, educacional, profissional e cultural através de um acompanhamento multidisciplinar. O objetivo passa por promover a sustentabilidade destes agregados com vista à sua autonomização.

O referido projeto assume a necessidade de que esta comunidade deve adotar novos hábitos, novos valores e novas formas de estar, preservando e valorizando os aspetos culturais mais específicos da cultura cigana, mas procurando o equilíbrio entre os direitos e deveres individuais e do coletivo da comunidade cigana e das comunidades não ciganas.

A “Aldeia do Sanacai” irá proporcionar condições dignas de habitação e possibilitar uma melhoria imediata na vida desta comunidade que inclui 23 crianças e jovens, que verão melhoradas as suas condições de estudo e acompanhamento, fatores essenciais à promoção do sucesso escolar e à possibilidade de integração profissional dos adultosO projeto foi apresentado e discutido em sede do Conselho Local da Rede Social de Albufeira, tendo sido aprovado igualmente por unanimidade.

A Freguesia de Ferreiras conta desde a passada sexta-feira, dia 15 de março, com mais um equipamento desportivo ao dispor da população. Durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, vereadores, presidentes das Juntas de Freguesia do...