CARLOS SILVA E SOUSA RECEBEU REPRESENTANTES DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA

Esta quarta-feira, dia 30 de novembro, Carlos Silva e Sousa recebeu no seu gabinete, no edifício dos Paços do Concelho, em Albufeira, dois representantes da Embaixada da República Popular da China em Lisboa, que se encontravam de visita à região. Na bagagem trouxeram o projeto da criação de uma escola de mandarim, para o que solicitaram o apoio da Autarquia.

O encontro entre o presidente do Município e Tao Wan e Ding Wenzheng, respetivamente primeiro Secretário, Chefe da Seção Consular, e primeiro Secretário da Embaixada da República Popular da China em Lisboa, decorreu na sequência de um pedido de audiência por parte da Embaixada que aproveitou a deslocação daqueles responsáveis a Albufeira para apresentar cumprimentos ao presidente da Câmara e solicitar o apoio da Autarquia na criação de uma escola de mandarim na região.

Tao Wan, que deu provas de dominar de forma exemplar a língua de Camões, referiu que já existe uma escola em Lisboa e duas no norte de Portugal, verificando-se a necessidade de completar a cobertura do ensino de mandarim no sul do País. “A comunidade chinesa no Algarve já manifestou por várias vezes a necessidade de avançar com o projeto junto da Embaixada, agora só temos que encontrar um espaço adequado e para isso precisamos do apoio da Câmara Municipal de Albufeira”, sublinhou.

Carlos Silva e Sousa acolheu com bastante agrado a ideia e disponibilizou-se para tomar as diligências necessárias à concretização do projeto. “A comunidade chinesa no Algarve já tem uma expressão significativa e no caso de Albufeira, em particular, está bem integrada e é muito bem vista pela população. Por outro lado, o nosso concelho goza de uma excelente centralidade pelo que faz todo o sentido que a futura escola de mandarim seja em Albufeira”, referiu ao mesmo tempo que enfatizava a necessidades das comunidades de imigrantes manterem ligação à cultura e língua de origem.

Tao Wan comprometeu-se a transmitir ao Embaixador o convite de Carlos Silva e Sousa para visitar o Concelho, bem como manifestar-lhe o interesse do autarca em estreitar laços com a China, país com que Portugal mantem relações comerciais e de amizade há mais de cinco séculos. Destacou, ainda, o enorme potencial que representam os turistas chineses para o nosso País. “Em 2015 mais de 150 mil chineses visitaram Portugal, sendo que atualmente há cerca de 120 milhões de cidadãos chineses a viajar pelo mundo. No próximo ano, há ainda a considerar a abertura da primeira linha aérea direta entre a China e Portugal”, motivos mais que suficientes para apostar nesta colaboração bilateral.

A Freguesia de Ferreiras conta desde a passada sexta-feira, dia 15 de março, com mais um equipamento desportivo ao dispor da população. Durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, vereadores, presidentes das Juntas de Freguesia do...