CARLOS SILVA E SOUSA PROMOVE ALBUFEIRA EM MARROCOS

A Câmara Municipal de Albufeira continua a aposta na valorização internacional do concelho. Na passada semana, uma comitiva presidida pelo autarca Carlos Silva e Sousa visitou a cidade de El-Jadida, em Marrocos. O convite partiu do Ministério da Agricultura e do Mar português e da Embaixada de Portugal em Rabat e teve como objetivo a participação no Salão do Cavalo de El-Jadida, onde Portugal é o convidado de honra da 8.ª edição. Recorde-se que os municípios de Albufeira e El-Jadida estão unidos por um Acordo de Cooperação, assinado em 2010.

De 11 a 13 de outubro, uma delegação do Município de Albufeira, composta pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, pelo vereador Rogério Neto e pelo Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Algarve, José Alberto Alegria, deslocou-se à cidade marroquina de El-Jadida a convite do Ministério da Agricultura e do Mar e da Embaixada de Portugal em Rabat, para participar na 8ª edição do Salão do Cavalo de El-Jadida. Portugal é o convidado de honra desta edição, que decorre até 18 de outubro, e que tem como tema “O Cavalo: Artes e Ofícios”.

O convite para estar presente nesta prestigiada feira internacional resulta do reconhecimento do Governo português da importância institucional que o Município de Albufeira tem vindo a granjear junto da Comunidade Urbana de El-Jadida. Recorde-se que está em vigor um acordo de cooperação entre as duas edilidades, firmado em 2010, que visa o desenvolvimento de ações em áreas como o turismo, o desporto, a economia, a educação e a cultura. Na ocasião, Carlos Silva e Sousa teve a oportunidade de efetuar vários contactos institucionais com entidades portuguesas e marroquinas e com empresários daquele país do norte de África, visando a promoção de Albufeira nestas áreas e o reforço dos laços de cooperação.

Este ano o Algarve assumiu-se como um destino turístico de eleição para os cidadãos marroquinos, revelando um crescimento exponencial naquele mercado. As boas vias de comunicação terrestres e, sobretudo, aéreas com vários voos diários com saída de Lisboa e Sevilha “obrigam a olhar para o mercado marroquino de uma maneira complementar àquilo que são os mercados ditos normais para o Algarve em geral, e Albufeira em particular. Com um crescimento médio de 4% ao ano Marrocos é um mercado emissor a ter em conta”, destacou Carlos Silva e Sousa.

Durante o certame o presidente da Câmara estabeleceu contactos com a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, com o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, e com o ministro da Agricultura e Pesca Marítima do Reino de Marrocos, Aziz Akhannouch.

O ponto alto da visita foi a oportunidade de apresentar Albufeira e todas as suas potencialidades ao Príncipe Moulay Rachid, irmão de Sua Majestade, o rei Muhammad VI de Marrocos. Numa breve conversa que teve com Carlos Silva e Sousa, Moulay Rachid afirmou conhecer Albufeira como uma "importante cidade do turismo de Portugal com ligações a El-Jadida". O presidente da Câmara Municipal aproveitou a ocasião para convidar Moulay Rachid a visitar o Município de Albufeira.

Carlos Silva e Sousa fez um balanço positivo da visita, referindo que “conseguimos reforçar os laços de cooperação entre o Município de Albufeira e El-Jadida. Foi extremamente importante o convite endereçado quer por parte do Ministério da Agricultura e do Mar, quer da Embaixada de Portugal em Rabat para estarmos presentes neste Salão do Cavalo, que nos permitiu desenvolver múltiplos contactos institucionais com membros do Governo marroquino, nomeadamente com o ministro da Agricultura e Pesca Marítima do Reino de Marrocos, Aziz Akhannouch, e com um conjunto de empresários daquele país africano”.

O presidente da Câmara enfatizou que “procurámos essencialmente promover Albufeira enquanto destino turístico com elevado potencial de desenvolvimento económico”. Nos contactos estabelecidos, Carlos Silva e Sousa salienta “que a existência de um protocolo de cooperação com El-Jadida permitiu criar um clima de recetividade institucional junto do tecido empresarial marroquino e dos responsáveis políticos, visando uma maior aproximação entre os dois povos com vantagens recíprocas”.

Refira-se que a Associação do Salão do Cavalo foi criada em 2008 por decisão do Rei Mohammed VI e é regida pelas disposições do “Dahir” (Decreto Real) das Liberdades Públicas. Desde 2010 que é igualmente reconhecida como sendo de utilidade pública por decreto. As principais missões da Associação consistem em encorajar qualquer atividade que vise a promoção do cavalo para o desenvolvimento económico e social, especialmente no mundo rural; colocar em destaque o património e as tradições equestres do Reino; e trabalhar para a instauração de canais de cooperação, associação e comunicação com as instituições governamentais, o setor privado, a sociedade civil e salões semelhantes em Marrocos e fora do país.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...