CARLOS SILVA E SOUSA FELICITA EQUIPA DE NATAÇÃO ADAPTADA DO F.C. DE FERREIRAS

A Equipa de Natação Adaptada do Futebol Clube de Ferreiras foi recebida nos Paços do Concelho de Albufeira pelo presidente da Câmara Municipal, na passada terça-feira, data em que se celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down. Carlos Silva e Sousa felicitou os atletas pelos excelentes resultados obtidos e confessou sentir-se orgulhoso pelo trabalho desenvolvido pelo Clube, treinador, atletas e famílias.

Filipe Santos, José Vieira, Alexandre Silva e João Pedro Antunes foram recebidos no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, no passado dia 21 de março, data que assinala o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Carlos Silva e Sousa felicitou os atletas da Equipa de Natação Adaptada do Futebol Clube de Ferreiras, que atingiram recentemente resultados excecionais. “Tenho muito orgulho nestes atletas, que são verdadeiros campeões; no Clube, do qual sou sócio há muito anos, e que faz um trabalho extraordinário não só a nível da natação, mas de muitas outras modalidades; e nas famílias que são os pilares destes jovens e, muitas vezes, se sacrificam para que eles possam praticar desporto e alcançar os seus sonhos”, salientou o autarca.

Recorde-se que no passado mês de fevereiro, os quatro nadadores com Síndrome de Down conquistaram vários títulos nos Campeonatos Nacionais de Natação Adaptada, na Mealhada. Filipe Santos bateu o recorde do mundo ao fazer 25 livres em 14’15’’, superando o anterior recordista de 2007 da África do Sul. No total, a Equipa de Natação Adaptada do F.C. de Ferreiras trouxe para Albufeira oito medalhas de ouro individuais, duas em estafeta e duas medalhas de prata, tendo sido a mais medalhada na classe S21.

A acompanhar os atletas na visita aos Paços do Concelho estiveram o presidente do F.C. de Ferreiras, António Colaço, a responsável pela área de natação do Clube, Sónia Demétrio, o treinador da Equipa, Paulo Sousa, e alguns familiares. Quando questionado acerca da chave do sucesso desta equipa, Paulo Sousa confessa que “basta dar oportunidade e trabalhar afincadamente”. Os quatro nadadores treinam todos os dias e isso reflete-se nos resultados: “Eles têm evoluído muito depressa a todos os níveis. O Desporto tem também a vertente de torná-los mais autónomos, mais sociáveis, mais saudáveis e mais responsáveis”, explica o treinador, aplaudido pelos pais dos atletas que emocionados confessaram “ser ótimo saber que alguém aposta neles e lhes dá oportunidade de serem e fazerem mais, para que não se limitem a ficar em casa e tenham um incentivo de vida”.

O projeto começou apenas com o Filipe Santos e, pouco a pouco, foram surgindo os outros atletas que deram origem à equipa de estafetas, “a mais rápida a nível nacional”, garante o treinador Paulo Sousa. “Tem sido uma grande aventura! Todos temos crescido com esta experiência, aprendemos a ser mais humildes, a respeitar mais e a perceber que se trabalharmos com dedicação e respeito conseguimos atingir os nossos objetivos”, conta Sónia Demétrio orgulhosa por poder afirmar que “somos a equipa que apresenta maior inclusão, eles estão sempre juntos a torcer uns pelos outros”.

O presidente do Clube relembrou que o Ferreiras tem em curso um projeto de inclusão através da natação, dando aulas gratuitas a diversas crianças do concelho com necessidades educativas especiais: “queremos que este projeto cresça e que possa abranger mais jovens, tornando Albufeira num bom exemplo a este nível”. Carlos Silva e Sousa garantiu a António Colaço que “a porta da Câmara Municipal estará sempre aberta para ajudar o Clube a cumprir a sua missão, servindo o interesse público, e trabalhando em prol dos jovens do concelho”. Refira-se que o F.C. de Ferreiras tem atualmente cerca de 400 atletas, 340 dos quais são federados.