CÂMARA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA ASSINA PROTOCOLO COM APAL

O Município de Albufeira e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira firmaram um protocolo de colaboração, no passado dia 7 de agosto, com o objetivo de apoiar a estratégia de valorização da marca Albufeira através de diversas iniciativas junto dos mercados interno e externo. O acordo visa comparticipar o Plano de Atividades estabelecido para este ano e prevê um conjunto de apoios a nível de recursos humanos, logísticos e financeiros. A este nível, a APAL contará com uma comparticipação de 30 mil euros.

A Câmara Municipal de Albufeira, enquanto sócia fundadora da APAL, voltou a celebrar um protocolo de colaboração anual com a Agência de Promoção de Albufeira, assegurando o cumprimento do Plano de Atividades da associação para o presente ano.

Durante os últimos anos a estratégia promocional da APAL tem passado, por um lado, pela participação em feiras que têm como público-alvo um segmento de idade acima dos 50 anos, numa perspetiva de promoção de férias fora da época balnear, e por outro, na organização de workshops em mercados tradicionais com o objetivo de estabelecer a ligação entre a oferta e a distribuição.

Para José Santos, Presidente da Direção, “a APAL pode ser aquilo que os associados entenderem e nesse sentido mantemos a nossa ambição que passa por valorizar Albufeira, trabalhando de maneira a captarmos mais turismo sobretudo fora da época balnear”. Para o dirigente “os empresários estão disponíveis para investir na APAL, mas obviamente que a colaboração da autarquia é fundamental para trabalharmos em conjunto na concretização dos nossos objetivos”.

Nos termos do protocolo é concedido pela Autarquia uma comparticipação financeira no valor de 30 mil euros, além de apoio logístico e de recursos humanos. Tudo com o objetivo de reforçar a estratégia de promoção para 2015, assente em três pilares: promoção de diferentes produtos turísticos entre os quais o ciclismo, gastronomia e vinhos, pedestrianismo, mergulho, saúde e bem-estar, observação de aves e touring; continuação da participação e organização em feiras e workshops para a promoção do destino e dos seus associados; e reforço da presença da APAL junto da comunidade local com vista à captação de novos associados e a uma maior projeção das ações desenvolvidas.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, destaca “a importância da APAL na promoção do nosso destino”, salientando que “é fundamental o envolvimento de todos aqueles que beneficiam direta e indiretamente da atividade turística, porque só assim é possível aumentarmos a promoção e obtermos maiores dividendos para a nossa economia”. O autarca recorda ainda que “os empresários estão mobilizados para investir, mas é necessário trazer mais gente para esta causa, pois só assim conseguiremos melhorar os resultados do nosso turismo, sobretudo fora da época balnear”. Carlos Silva e Sousa recorda a aposta no combate à sazonalidade que “faz parte das nossas prioridades para a área económica”.

Através de parcerias públicas e privadas, a Agência de Promoção de Albufeira procura demarcar os seus produtos regionais, em todas as suas vertentes, por meio do estudo, preparação e desenvolvimento de ações específicas nos mercados interno e externo, com vista ao desenvolvimento sustentado do concelho.
Refira-se que, já em setembro, a APAL participará na feira 50 Plus Beurs, que decorre em Utrecht, na Holanda, de 15 a 19 de setembro, no Centro de Exposições de Utrecht – Jaarbeurs, sendo especialmente vocacionada para o segmento “50+activo”.

Com cerca de 100 mil visitantes e 600 expositores, a 50 Plus Beurs afirma-se como principal feira no segmento de turismo sénior na Holanda e uma das mais importantes na Europa. Trata-se de uma feira de multiprodutos que integra vários temas, como férias/viagens, lazer, saúde e bem-estar, moda e acessórios, educação, culinária, arte e cultura, entre outros. A participação na 50 Plus Beurs tem como objetivo reforçar a promoção e a exposição da marca Albufeira junto deste segmento, posicionando o destino no mercado de férias de inverno e estação média.