CÂMARA APOIA BOMBEIROS NA AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS

Em reunião do dia 12 de julho, a Câmara Municipal de Albufeira deliberou apoiar financeiramente a aquisição de vários equipamentos destinados à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. A verba, num valor aproximado de 188 mil euros, visa ajudar a Corporação a melhorar a resposta em todas as situações de risco no âmbito da sua missão, nomeadamente na proteção de pessoas e bens, no combate a incêndios, proteção civil, socorrismo e transporte de doentes, socorro a náufragos e queda de falésias. Carlos Silva e Sousa refere que o apoio concedido aos Bombeiros faz parte dos objetivos estratégicos do Município em termos de segurança.

Das necessidades mais prementes apresentadas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira à Câmara Municipal fazem parte a aquisição de um veículo polivalente com cabine dupla e caixa aberta, duas motos de emergência médica e 100 pares de botas, meios que irão contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos bombeiros, quer no seu dia-a-dia quer no teatro de operações. A lista integra, ainda, a substituição da cobertura do Quartel, composta por telhas de fibrocimento contendo amianto e que apresentam zonas a requer intervenção imediata, de forma a evitar riscos em matéria de saúde para os utilizadores do espaço.

De acordo com informação disponibilizada pelo Comando, o contínuo aumento da atividade operacional, principalmente no âmbito da emergência médica, tem confrontado os Bombeiros de Albufeira com a impossibilidade de responder a um número significativo de ocorrências por indisponibilidade de meios. “ Só este ano, até 30 de junho, registámos 2684 ocorrências; mais 193 do que no período homólogo de 2016. Do total, não conseguimos responder a 488 solicitações porque não tínhamos meios disponíveis. No ano passado recebemos 5467 ocorrências, das quais 1220 ficaram sem resposta porque todos os meios estavam ocupados”, refere o comandante António Zua Coelho.

Face a esta situação “urge encontrar respostas alternativas”, destaca o presidente da Direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. “A solução encontrada passou pela aquisição de duas motos de emergência médica, devidamente equipadas com desfibrilhadores e equipamentos de suporte básico de vida, que, em caso de não haver ambulâncias disponíveis, irão garantir a primeira assistência às vítimas. Com este projeto, que é pioneiro na região, iremos conseguimos ganhar tempo até que cheguem os meios apropriados; tempo que é precioso para salvar vidas” sublinha José Carlos Rolo. Graças à sua rapidez e agilidade, os veículos permitem, igualmente, uma rápida intervenção em caso de alerta de incêndio e em outro tipo de ocorrências, principalmente dentro do perímetro urbano.

O veículo de cabine dupla e caixa aberta destina-se a fazer face às necessidades permanentes de transporte de pessoal e de material. A sua aquisição irá permitir a substituição de duas viaturas, uma no ativo com mais de 22 anos e outra com 19 anos que foi abatida por já não se justificar a sua reparação.

Refira-se que no final de 2016, a Câmara Municipal comparticipou, com a atribuição de uma verba no valor de 244.860,00 euros, a aquisição de nova viatura de combate a incêndios urbanos. O veículo, que recentemente esteve em exposição em frente aos Paços do Concelho, dispõe de equipamento com grande mobilidade e capacidade de intervenção em zonas de difícil acesso. Para além disso tem todas as condições necessárias para combater fogos urbanos, efetuar salvamentos e desencarceramentos, escoramentos, resgates em espaços limitados e intervenção em zonas de risco elétrico.

Juntamente com os veículos e pessoal bem treinado é necessário que os Bombeiros estejam devidamente equipados para que possam atuar com eficácia em todo o tipo de situações, pelo que no início deste mês a Autarquia entregou 100 novos equipamentos de proteção individual, no valor de 72 mil euros, para utilização no combate a incêndios urbanos, com vista a melhorar as condições de segurança dos operacionais no terreno.

No início do ano, a Corporação recebeu um equipamento que é único no país - uma motobomba de elevado caudal (a Super Betsy)) - que permite intervir em situação de cheias e inundações, bem como no abastecimento de água a veículos e outros equipamentos de combate a incêndios a partir de fonte natural ou artificial.

Carlos Silva e Sousa refere que os apoios à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira inserem-se no âmbito objetivos estratégicos do Município destinados a garantir a segurança da população, área em que os Bombeiros desempenham um papel fundamental. “Albufeira é um dos destinos turísticos mais procurados a nível nacional e internacional, o que leva a que durante o verão a população aumente cerca de quatro vezes em relação aos restantes meses do ano. Temos uma enorme pressão e todos os holofotes concentrados em nós, razão por que as questões relacionadas com a segurança de residentes e turistas estão na linha da frente das preocupações de quem intervém na gestão do Concelho”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.