AZUL LANÇA CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE PRODUÇÃO ORIGINAL

A AZUL – Rede de Teatros do Algarve, a que o Município de Albufeira pertence, através do Auditório Municipal, lançou um convite às associações culturais da região com vista à conceção de uma criação original no âmbito das artes performativas para apresentação pública e itinerância regional. O projeto vencedor irá receber uma verba que poderá ascender a sete mil euros, bem como apoio logístico ao nível de alimentação, alojamento e licenças necessárias à realização das apresentações.

O Município de Albufeira, através do Auditório Municipal integra a AZUL – Rede de Teatros do Algarve, desde o passado dia 13 de janeiro, uma parceria que reúne 11 entidades – municípios e equipamentos culturais - numa estrutura informal que tem como objetivo principal promover e valorizar a criação e produção cultural na região, nomeadamente a nível de projetos inovadores e diferenciadores nas áreas da Música, Dança, Teatro e Performance. A Rede visa, igualmente, promover a circulação da criação artística, chegando a mais palcos e a públicos diversificados, estimular as estruturas profissionais existentes no Algarve para novos desafios e fomentar criadores emergentes, facilitando abordagens interdisciplinares, a colaboração e o intercâmbio entre diferentes criadores e estruturas artísticas, bem como o acesso do público a produções itinerantes, condições de ingresso e divulgação.
Com vista a valorizar a criação cultural de cariz amador está a decorrer um concurso, no qual podem participar todas as estruturas associativas, de âmbito cultural sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e sediadas na região, que irá servir para selecionar uma criação original na área das artes performativas.
As propostas podem ser apresentadas individualmente ou no modelo de coprodução, até ao próximo dia 28 de fevereiro. A entrega dos projetos deve ser feita junto de um dos parceiros da Rede AZUL, o Teatro Municipal de Faro, enviada por correio eletrónico para geral@teatrodasfiguras.pt, ou para a seguinte morada: Rua João de Brito Vargas, 8005-518 Faro.
As candidaturas devem ser apresentadas em envelope fechado e com pseudónimo, devendo conter os seguintes elementos: ficha de inscrição (denominação do candidato| nº de identificação fiscal e morada| telefone| telemóvel| fax| email) e ficha artística (título da criação| nome do criador (es) e currículo (s) | sinopse| duração| fundamentação da escolha| público-alvo| currículo do grupo/companhia, nº de elementos intervenientes e respetivos nomes, orçamento de produção e estimativa geral de requisitos ao nível logístico para efeitos de itinerância).

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...