ASPECTOS HISTÓRICOS DAS FREGUESIAS ATRAÍRAM CERCA DE DUAS CENTENAS DE MUNÍCIPES

Cerca de 200 pessoas acolheram o convite da Câmara Municipal para assistirem à apresentação do livro “Albufeira revisitada” nas quatro Freguesias. Destes encontros resultaram diversas trocas de memórias e testemunhos sobre o que foi o quotidiano dos munícipes de Albufeira no século passado.

A procura do livro Albufeira revisitada está a exceder as expectativas. Depois do lançamento a 20 de Agosto, Dia do Município, foi apresentado nas quatro Freguesias com oferta do mesmo àqueles que acolheram o convite.

As intervenções dos autores centraram-se exclusivamente em aspectos ligados directamente a cada Freguesia e, no final, as sessões contaram com as reflexões do respectivo Presidente da Junta e Presidente da Câmara Municipal e ainda, na Freguesia de Olhos d’Água e Albufeira, com a intervenção do Vice-Presidente, José Carlos Martins Rolo, em substituição de Carlos Silva e Sousa. Foram momentos de troca de saberes e de partilha de memórias também por parte dos presentes, as quais, frequentemente, convocaram a nostalgia e a saudade daqueles que agora são lembrados nas diversas fotografias a preto e branco que integram o livro.

Nas palavras de Carlos Silva e Sousa, “é o reconhecimento que nos edifica a identidade e é o rememorar de épocas, práticas e pessoas que faz de nós um povo singular; esta singularidade é um valor, e isto é cada vez mais procurado por quem sente curiosidade pelo Algarve: pessoas com marcas culturais únicas que por saberem de onde vêm expressam satisfação e segurança.” Por sua vez, José Carlos Martins Rolo vincou os aspectos científicos do livro e apelou para que haja a continuidade deste trabalho de investigação, com vista a fortalecer os laços de todos aqueles que residem em Albufeira, assim como daqueles que nos visitam.

Entretanto, prevê-se que até final do ano esta obra seja traduzida para inglês, francês e castelhano. Enquanto isso, já se vislumbra a segunda edição, com a possibilidade do livro ser adquirido ainda este mês por um preço módico de 12 Euros nos locais habituais de venda de livros do Município (Biblioteca Municipal Lídia Jorge, Museu Municipal de Arqueologia, Posto de Turismo de Santa Eulália e CIAC-GAM – Gabinete de Apoio ao Munícipe, no sede do edifício dos Paços do Concelho).

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...