ARTISTAS EXPÕEM EM ALBUFEIRA

Durante o mês de abril, os espaços culturais do concelho voltam a acolher exposições de artistas nacionais e estrangeiros, que escolhem Albufeira para divulgar as suas obras. Este mês, o destaque vai para a pintura e a fotografia.

A Galeria de Arte Pintor Samora Barros, situada no Largo Eng.º Duarte Pacheco, exibe de 1 a 29 de abril a mostra de pintura “Um Olhar sobre a Obra de Picasso”, de João Pedro Tavares. A exposição partilha o olhar do autor sobre Picasso, uma reinterpretação muito pessoal e que confronta o público com o maior pintor do século XX. Nascido em 1933, João Pedro Tavares tem um percurso profissional ligado ao desenho arquitetónico, tendo descoberto a pintura após a reforma. Nessa descoberta, teve o privilégio de estudar com o mestre Martins Correia, escultor e pintor. Para ver de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Já na Galeria Municipal João Bailote, e até dia 1 de abril, está patente uma mostra dos 20 trabalhos finalistas do 1.º Concurso de Arte do Algarve, organizado pela Sovereign Consultoria Lda. Todas as Escolas Secundárias do Algarve foram convidadas a apresentar as obras de arte de cinco alunos. As obras foram avaliadas por um grupo de juízes selecionaram, as que são, na sua opinião, as melhores peças. Este concurso culmina com uma gala final na Quinta do Lago, a 13 de maio, durante a qual os 20 quadros serão leiloados. A partir do dia 7 de abril e até 20 de maio, a Galeria Municipal irá exibir uma exposição de pintura do artista holandês Hans van Hoogdalem. O pintor estudou nos anos 60 na Escola Nacional de Pintura em Utrecht e começou sua carreira em 1970 como designer e pintor ornamental para as cervejarias Heineken, onde trabalhou em muitas exposições e eventos, e nos últimos anos, projetou e decorou interiores de bares e restaurante em todo o mundo. Em 2000, deixou a Holanda e veio para Portugal, dedicando-se a pintar retratos e outros temas. A Galeria está aberta ao público de terça a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe uma mostra de pintura do artista Larama, de 7 a 26 de abril. Larama, de seu nome Jorge Amaral, tem formação artística em pintura, grafismo e fotografia, na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa. Tendo ficado cego em 2008, voltou a pintar passados alguns anos e fez a sua primeira exposição na Junta de Freguesia de Estoi (Algarve), onde reside. Em 2016, já havia realizado uma exposição na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. A mostra pode ser vista de terça a sexta-feira, entre as 9h30 e as 19h15, às segundas-feiras, das 12h00 às 18h00, e ao sábado entre as 10h00 e as 16h00. A Biblioteca encerra aos domingos e feriados.

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira continua a exibir a mostra fotográfica “Outras Viagens, Outros Olhares” até ao próximo dia 30 de abril. Nesta mostra, podem-se ver várias fotografias de um Algarve distante, quando o setor turístico estava a dar os primeiros passos e Albufeira ainda era descrita como uma pequena vila piscatória, de casario branco. O Museu está aberto das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 às terças, sábados e domingos e das 9h30 às 17h30 às quartas, quintas e sextas, encerrando à segunda-feira.

E a fotografia volta a estar em destaque na exposição “Documentar o Algarve Interior”, um projeto que incide na documentação de oito concelhos: Albufeira, Castro Marim, Faro, Tavira, Loulé, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António. Da autoria da Algarve Film Comission, a mostra pretende promover a valorização e divulgação do Património Cultural Local, contribuindo para a preservação, recuperação e promoção da cultura, memória e identidade locais. Além da exposição de fotografia, que ilustra os concelhos envolvidos, os visitantes poderão assistir à exibição de um filme. Para ver de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 12h30, e as 13h30 e as 17h00. O Arquivo encerra aos sábados, domingos e feriados.