APRESENTAÇÃO DO LIVRO INFANTIL “AMADIS DE GAULA, O CAVALEIRO APAIXONADO” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Versão de impressãoVersão PDF

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, acolhe no próximo dia 21 de abril (sexta-feira), às 18h00, a apresentação do livro “Amadis de Gaula, o Cavaleiro Apaixonado”, uma adaptação para crianças de um romance de cavalaria datado de finais do século XV, início XVI. A obra, da autoria de Helena Lourenço com ilustração de Luís Peres, é publicada sob a chancela da Chiado Editora.  

No âmbito dos Contos ao Entardecer, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, recebe, no próximo dia 21 de abril, às 18H00, a escritora Helena Lourenço e o ilustrador Luís Peres para a apresentação do livro infantil “Amadis de Gaula, o cavaleiro apaixonado”.

Trata-se de uma adaptação para crianças do romance de cavalaria atribuído a Garcia Rodriguez de Montalvo, baseado nas leituras realizadas por Helena Lourenço dos textos de Montalvo e Lopes Vieira. O livro nasce do profundo interesse e admiração da investigadora acerca do texto original e tem por objetivo dar a conhecer aos mais pequeninos uma obra de referência da literatura que contou com várias recriações ao longo dos tempos.

Helena Filipa Silva Lourenço é professora do 3º ciclo e do ensino secundário. Nasceu em Portimão, em 1980, e é licenciada em ensino de Português e Francês. Apaixonada pelos livros e pela literatura é investigadora integrada do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.  É ainda coautora do projeto Fotoliterando, uma iniciativa que associa a escrita à fotografia com o intuito de criar histórias, cujos trabalhos se encontram editados em livro.

Luis Peres também é natural de Portimão, dedicando-se à ilustração desde 1993. Fez parte da equipa que produziu o primeiro videogame para PC criado profissionalmente em Portugal, o “GAMBYS”, tendo trabalhado no design, ilustração e na produção de animações para o projeto entre 1993 e 95. Durante vários anos alternou entre a ilustração e o design de software. Entre posters, ilustrações para revistas, capas e produtos variados, é autor de muitas ilustrações para vários jogos de tabuleiro no mercado português e também de inúmeros livros infantis, escolares ou educativos, trabalhando alternadamente para Portugal e para o estrangeiro em regime freelancer. Editou recentemente um livro ilustrado sobre a história de Portimão e atualmente trabalha em mais um projeto para livros escolares. É autor do I Create Worlds, que pode visitar em http://www.icreateworlds.net/

 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

18/04/2017