APEXA INAUGURA INSTALAÇÕES E APRESENTA PROJETO

A Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve (APEXA) apresentou, no passado dia 11 de agosto, o projeto “Agitar”, um programa de formação dirigido a pessoas com necessidades especiais, que tem como objetivo a sua integração na vida social e profissional. O projeto, que conta com o apoio do Município de Albufeira, vai ser desenvolvido nas instalações renovadas da APEXA, localizadas no edifício da antiga Escola do Ensino Básico de Valverde, na Guia, cedido à associação pela Câmara Municipal.

Os presidentes da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, e da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, marcaram presença na apresentação do projeto “Agitar”, que decorreu na passada sexta-feira, nas instalações da APEXA.

O projeto surgiu da necessidade de inclusão no mercado de trabalho de pessoas portadoras de deficiência ou de algum tipo de limitação, aumentando a taxa de empregabilidade. Numa primeira fase, o projeto “Agitar” vai dar formação a pessoas com necessidades especiais de modo a que estas possam ser formadoras de crianças, jovens e adultos em escolas, empresas e outras entidades. Concluída a formação, os formandos poderão integrar a Bolsa de Formadores, que continuará a reunir-se semanalmente para produção e divulgação de conteúdos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, a APEXA é “uma parceira na área social muito importante pelo trabalho que desenvolve na região e no concelho”. O autarca desejou ainda “o maior sucesso para este projeto, que está direcionado num sentido tão bonito que é o da igualdade, da inclusão e da não discriminação”.

Recorde-se que o Município de Albufeira tem em vigor um Protocolo de Colaboração com a APEXA, que prevê a cedência, desde 2003, das atuais instalações da associação, situadas no edifício da antiga Escola do Ensino Básico de Valverde, na Guia, bem como a cedência de dois gabinetes na Quinta da Bella Vista, onde a APEXA desenvolve o projeto “Pescadores de Sonhos E5G (Escolhas 5ª geração). A autarquia presta ainda apoio ao nível dos transportes escolares dos alunos portadores de deficiência, com necessidades educativas especiais, residentes no concelho.

Durante a apresentação do projeto foram também inauguradas as infraestruturas renovadas da APEXA, que vão acolher o projeto “Agitar”. As novas instalações incluem uma sala de formação equipada com seis computadores para os formandos, uma zona de estudo, uma sala polivalente, um gabinete pedagógico para consultas e um estúdio para a produção e divulgação de conteúdos multimédia.

A requalificação das instalações resultou da iniciativa de responsabilidade social “Promoção do Bem”, criada pelo Lidl Portugal, que teve como objetivo sensibilizar para a importância de escolhas responsáveis e para a necessidade de ajudar o próximo. Durante quatro semanas foram identificados alguns produtos onde 50% do valor de venda reverteu a favor de cinco instituições, uma das quais a APEXA, que utilizou o montante angariado para renovar o espaço cedido pelo Município de Albufeira. A campanha do Lidl prevê ainda a doação de bens alimentares e não alimentares à APEXA ao longo do ano.