ANA MOURA ANIMA DIA DO MUNICÍPIO

O programa de animação da época balnear no Largo Eng.º Duarte Pacheco, no centro de Albufeira, prossegue neste mês de agosto e até 9 de Setembro. Mas as festas tradicionais, as religiosas e os diversos festivais gastronómicos são convites irresistíveis para quem vive o verão em convívio e diversão. Para o dia 20 de agosto, Dia do Município, a incomparável voz de Ana Moura está já garantida.

Todos os anos durante o verão, entre junho e setembro, o Município de Albufeira transforma o Largo Eng.º Duarte Pacheco, num palco privilegiado para dar a conhecer aos milhares de turistas os nossos artistas locais, a etnografia e a cultura popular nas suas diversas expressões artísticas. Trata-se da Animação da Época Balnear.  Até 9 de setembro, sempre às quartas-feiras e sábados, passam pelo palco mais antigo do centro da cidade a música tradicional portuguesa, o folclore, a dança clássica, contemporânea e oriental, o hip-hop e a música filarmónica, entre outros géneros musicais. Sempre a partir das 21h30. Neste mês temos a Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne (dia 2), José Praia e Aqua Viva(dia 5), U-Dance Academy (dia 9), Ben & The Pirates (dia 12), Grupo Coral da Casa do Alentejo em Albufeira (dia 16), Rancho Folclórico de Albufeira (dia 19), Primes do Zé (dia 23), Banda Alhada (dia 26), Banca Filarmónica da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne (dia 30).

Neste mês, o Dia do Município, celebrado a 20 de agosto, conta com a presença da Ana Moura no tradicional concerto que se irá realizar na Praça os Pescadores, a partir das 22h30, terminando à meia noite com fogo de artifício.

Entre 5 e 15 de agosto as igrejas do concelho celebram Nossa Senhora da Orada, e em honra da qual haverá procissões no dia 5 (20h00) e no dia 12 de agosto (21h00), sendo a mais esperada de todas a do dia 14, às 17h15, altura em que a procissão se fará por mar, com assistência a partir das praias. Outras festas religiosas se juntam, nomeadamente as da Nossa Senhora da Guia e de São Luís, ambas na Freguesia da Guia, no dia 26 de agosto, das 19h30, às 20h30, e no dia 27, das 18h00 até às 20h30.

Poderá ainda contar com a XXX Festa do Frango da Guia que se inicia amanhã e se prolonga pelo fim de semana, até 6 de agosto, sempre a partir das 19h00. Para além do tão afamado frango grelhado, diversos nomes do mundo do entretenimento garantem novamente o sucesso desta edição: no dia 3, a noite pertence a Válter Cabrita, ás Danças Orientais do Guia F.C. e ao Fábio Lagarto; no sexta-feira, dia 4 , o placo pertence a Bruno e Rita, á Ginástica Rítmica do Guia F.C. e ao Serafim; no dia 5, contamos com a animação de Rui e Miguel, do Ilusionista Mário Ribeiro e da Filipa Sousa; para esta festa acabar em grande, no dia 6, contamos com a presença do Duo Improviso e do Herman José.

A 20ª Festa da Sardinha dos Olhos de Água, entre os dias 10 e 12 de agosto, conta com várias atuações, a partir das 20h00 e garante as melhores sardinhas na brasa deste verão.

Em Paderne, na noite de 12 de agosto decorrerá a Noite Branca, onde não faltará animações nos vários pontos da Aldeia, com a participação dos artesãos e uma grande variedade de doçarias e petiscos.

A Freguesia de Ferreiras conta desde a passada sexta-feira, dia 15 de março, com mais um equipamento desportivo ao dispor da população. Durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, vereadores, presidentes das Juntas de Freguesia do...