Alunos de Albufeira Vencem em Empreendedorismo

O projeto Gama Explorer, elaborado por um grupo de cinco alunos da Escola Secundária de Albufeira, sob a orientação da Professora Emilia Oliveira, foi um dos selecionados para participar na VIII Competição Nacional do programa “Empresa” organizado pela Junior Achievement. A fase regional realizou-se na passada quinta-feira, no Mercado de Faro. O projeto vai agora disputar a final nacional que se realiza em Lisboa.

Na manhã da passada quinta-feira, um grupo de alunos da Escola Secundária de Albufeira e outro da Escola Profissional Agostinho Roseta participaram na Feira (I)Limitada, um evento que teve lugar no Mercado Municipal de Faro e que visa a promoção do empreendedorismo em meio escolar.

Nesta Feira, 13 grupos de alunos de nove escolas do Algarve apresentaram pela primeira vez ao público as suas empresas e testaram as suas ideias de negócio, que resultam da participação no programa “Empresa”, criado pela JAP- Junior Achievement Portugal. Trata-se de um programa direcionado aos estudantes do ensino secundário, que consiste na criação de uma miniempresa ao longo do ano letivo, em que os alunos lançam ideias inovadoras para produtos ou serviços reais, fazem estudos de mercado, angariam capital, estabelecem parcerias e vendas, gerem os fundos e organizam a contabilidade. “Durante o ano letivo, a grande maioria destes estudantes vivem a sua primeira experiência como verdadeiros empreendedores, quer no entusiasmo desta forma de estar, quer no trabalho árduo que requer”, descreve a JAP.

Na Feira (I)Limitada de Faro participaram duas escolas de Albufeira, que apresentaram os projetos Gama Explorer.ae (Escola Secundária de Albufeira) e IT Cares (Escola Profissional Agostinho Roseta). A ideia de negócio da Escola Secundária de Albufeira foi uma das duas apuradas para representar o Algarve na final nacional, que decorrerá no Museu da Eletricidade, em Lisboa, no próximo dia 25 de maio. O segundo projeto selecionado foi o Wheels & Wheels.ae, da Escola Secundária Gil Eanes, de Lagos. A final nacional conta com a participação de 26 escolas de norte a sul do país e a vencedora irá representar Portugal no evento europeu que terá lugar em Berlim.

Carlos Silva e Sousa marcou presença no evento e foi um dos júris desta fase regional. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destacou a importância deste tipo de iniciativas para “estimular as competências e o potencial dos jovens, de forma a puderem contribuir para o desenvolvimento do país e para o seu próprio sucesso profissional”. O autarca felicitou os alunos presentes e sublinhou que “Albufeira é uma cidade empreendedora e esta nova geração tem hoje uma capacidade enorme de arriscar e de fazer acontecer as coisas; são eles os futuros líderes das nossas empresas, das nossas instituições e por este e outros exemplos, estou muito confiante de que continuaremos a ser um concelho cada vez mais dinâmico e inclusivo” referiu.

Refira-se que a JAP é uma organização sem fins lucrativos que inspira e prepara crianças e jovens para terem sucesso numa economia global através da consciencialização de áreas fulcrais como o empreendedorismo, a cidadania e ética nos negócios, a literacia financeira, e o desenvolvimento de carreiras. Em Portugal desde 2005, a JAP está presente em 122 países, dos quais 39 na Europa e chega a mais de 9 milhões de alunos em todo o mundo.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...