ALBUFEIRA PREPARA-SE PARA RECEBER O FESTIVAL “ALGARVE JAZZ GOURMET MOMENTS”

De 12 a 14 de maio, Albufeira vai receber a primeira edição do “Algarve Jazz Gourmet Moments", um evento inovador que combina o melhor do jazz com a excelência da gastronomia algarvia, o vinho e o artesanato. Durante três dias vão passar pelo palco do Auditório do Hotel São Rafael Atlântico alguns dos maiores ícones do jazz mundial. A iniciativa é uma produção da Orquestra de Jazz do Algarve e conta com o apoio do programa 365 Algarve, da Câmara Municipal de Albufeira, da APAL – Agência de Promoção de Albufeira e do Grupo Nau Hotels.

O Festival “Algarve Jazz Gourmet Moments” foi apresentado em conferência de imprensa na passada sexta-feira, 7 de abril, no Hotel São Rafael Atlântico, tendo contado com as presenças de Dália Paulo, comissária do “365 Algarve”, Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve, Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Vítor Vieira, vice-presidente da APAL, Bruno Silva, diretor do São Rafael Atlântico e Hugo Alves, maestro da Orquestra de Jazz do Algarve (OJA).

Durante três dias, de 12 a 14 de maio, vão passar pelo palco do Centro de Congressos de São Rafael alguns dos maiores ícones do jazz mundial, dando a conhecer vários estilos deste género musical. O cartaz apresenta no primeiro dia Tom Hanrell, num concerto instrumental com a Orquestra de Jazz do Algarve. No segundo dia Virginie Teychné Quintet traz um jazz com “vertentes quase étnicas, recordando algumas sonoridades mediterrânicas”, enquanto no último dia vai-se ouvir um jazz mais clássico com o quarteto de Jane Monheite, explicou Hugo Alves.

De acordo com a organização, trata-se de um evento inovador que combina o melhor do Jazz à excelência da gastronomia algarvia com o pretexto de criar uma experiência única de sons e sabores, para o que foram convidados vários restaurantes do concelho que irão preparar ementas especiais para os dias do festival. Os produtos da região irão estar em destaque numa versão gourmet.

No final de cada concerto estão marcadas “jam sessions” numa sala do Centro de Congressos e sessões de autógrafos com os artistas convidados.

Dália Paulo agradeceu a todos os parceiros, tendo referido que o “Algarve Jazz Gourmet Moments” é um dos grandes projetos integrados no “365 Algarve” – um programa que junta duas secretarias de estado no terreno, nomeadamente a Cultura e o Turismo com o objetivo de reforçar a programação cultural durante a época baixa e média baixa. “É um casamento perfeito entre Turismo e Cultura e é muito importante porque vem complementar aquilo em que somos conhecidos – o sol e o mar – com a valorização da cultura e das nossas tradições de forma inovadora. O sucesso dos destinos está na diferenciação que se consegue com alguns pormenores e o que nos diferencia é a nossa gente, a nossa cultura e identidade próprias. Este programa é ao mesmo tempo um aglutinador de diferenciação e um potenciador de autoestima”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, por sua vez, sublinhou que o evento enquadra-se totalmente nos objetivos estratégicos do Município. “Ao aliar a modernidade intemporal do jazz à intemporalidade da gastronomia, este evento constitui um grande desafio,  permitindo criar experiências muito positivas que espero possam ser replicadas fora de portas”. Carlos Silva e Sousa informou que a Autarquia e os empresários do concelho, através da  APAL, abraçaram a ideia desde o primeiro instante e estão empenhados em que o evento seja um sucesso, que tenha continuidade e que sirva para elevar o nível da oferta turística na região. “A qualidade do Festival é inquestionável, por isso espero que esta primeira edição seja apenas o início de um longo percurso e que sirva, também, para captar novos públicos para um estilo de música menos comum, nomeadamente os jovens”, disse.

Alexandra Gonçalves reiterou a importância do evento, destacando que reúne todos os ingredientes para integrar  a classe de “Experiências que Marcam”. A diretora regional de Cultura do Algarve frisou que “a música é uma forma universal de comunicação e que no Algarve Jazz Gourmet estão envolvidos todos os sentidos: juntamente com a música temos o paladar (gastronomia) e o tato (artesanato) que associados à inovação vão gerar experiências memoráveis a quem participa, que irá passar a palavra a familiares e amigos, convertendo-se em excelentes veículos de promoção do destino”.

O “Algarve Jazz Gourmet Moments” vai estar integrado no circuito internacional da Mezzo TV, o que irá permitir  levar o evento e o nome de Albufeira e do Algarve a aproximadamente 60 países, durante duas semanas.

Os bilhetes diários já estão à venda online em https://algarvejazzgourmetmoments.bol.pt/, pelo valor de 15 euros.