ALBUFEIRA MARCOU PRESENÇA NO SALON DE MAIRES D’ILE DE FRANCE

Mais voos, maior número de turistas, investimento crescente no setor imobiliário. São aspetos que se associam a um mercado francês que está em pleno crescimento na região do Algarve. A Câmara Municipal de Albufeira tem este mercado identificado há muito e, em parceria com a APAL, tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas que visam obter importantes dividendos para a economia local. A participação no “Salon de Maires D’Ile de France” faz parte dessa estratégia. O objetivo passa pelo aprofundamento de relações com os municípios franceses, ancorados numa parceria com a Associação Cívica, entidade que representa autarcas de origem portuguesa ou lusodescendentes, eleitos nos órgãos autárquicos daquele país.

No passado mês de novembro e no âmbito da participação da APAL no IFTM – International French Trade Market, a Câmara Municipal de Albufeira iniciou contactos com a Associação Cívica que representa autarcas luso-portugueses eleitos nos órgãos autárquicos de França, com o objetivo de propor a organização de programas de férias direcionados para a chamada “Capital do Turismo”.

Em França, as autarquias organizam diversos programas para os seus cidadãos e são os autarcas que escolhem cada destino. Num país em que a comunidade lusa tem um peso inegável, a presença de diversos portugueses e lusodescendentes em importantes lugares de decisão política pode contribuir para concretizar este importante objetivo.

É neste cenário que surgem os primeiros contatos com a Cívica, que representa mais de 4 mil autarcas em diferentes municípios franceses. Da estratégia acordada, ficou definida a presença de Albufeira no Salon de Maires D’Ile de France, evento organizado pela AMIF – Association de Maires d’Ile de France, que junta cerca de 1250 municípios da Grande Paris. O evento decorreu  entre os dias 28 e 30 de março no Paris Event Center.

O Salão junta diversos fornecedores de bens e serviços a municípios, tendo Albufeira marcado presença através de um stand com informação sobre o concelho, num espaço colocado junto ao stand da CIVICA, o que permitiu criar sinergias entre ambos os participantes.

Não se tratando de uma feira turística, a participação permitiu mostrar Albufeira como destino para acolher os diversos programas organizados pelas Autarquias Francesas e que são destinados a funcionários, jovens e idosos.

​Ao longo do evento foram inúmeros os contactos efetuados pela comitiva liderada pelo Presidente da autarquia, Carlos Silva e Sousa, e pelo Vice-Presidente da APAL, Vítor Vieira. O autarca de Albufeira teve oportunidade de estar presente em diversos momentos de relevo, com particular destaque para o “Cocktail Lusófono” que decorreu no stand da CIVICA e para o “Cocktail Lisboeta” apresentado no stand da AMIF, onde Carlos Silva e Sousa teve a possibilidade de fazer a apresentação do destino e onde sublinhou as potencialidades de Albufeira ao nível da qualidade das praias, das infraestruturas hoteleiras existentes e das acessibilidades, tendo ainda destacado a cultura e a gastronomia como fatores de atratividade.

Refira-se que a Cívica é liderada por Paulo Marques, um autarca lusodescendente eleito na cidade francesa de Aulnay-sous-Bois que, com 83 mil habitantes é a terceira em população do distrito de Seine-Saint-Denis e a sétima da Grande Paris.

Nas últimas eleições autárquicas, a Cívica contabiliza cerca de 10 mil candidatos de origem portuguesa.

Paulo Marques conhece bem Albufeira, onde costuma passar férias em família e defende que “a cidade e a região têm todas as condições para acolher mais turistas vindos de França sendo importante esta aproximação junto dos portugueses e luso-descendentes que se identificam com o nosso país e que têm uma palavra a dizer no aprofundamento das relações económico-sociais com outras comunidades”. O autarca considera que “esta é uma oportunidade de trabalharmos a um nível bastante direto, envolvendo autarquias e entidades ligadas ao Turismo, para aproximarmos os dois países”.

Carlos Silva e Sousa destacou “a grande abertura demonstrada nos diversos contactos levados a cabo que podem e devem ser aprofundados para que se criem novas oportunidades de negócio para a economia de Albufeira, mas também uma maior aproximação a um país que está identificado connosco pelo imenso património que partilhamos” O autarca confirmou a visita de um conjunto de autarcas da Ile de France a Albufeira, que será “preparada em conjunto com a Cívica e a AMIF, para que possamos mostrar o melhor do nosso território, dos nossos equipamentos, dos nossos costumes e tradições, de maneira a que Albufeira possa ser uma alternativa credível e vencedora, enquanto destino turístico nesta zona”.

A referida visita a Albufeira será destinada a autarcas ligados à Cívica e à AMIF com poder de decisão relativamente à escolha de destinos para os programas de férias organizados a nível municipal, e acontecerá durante o mês de outubro.