ALBUFEIRA COMEMOROU DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, o Município de Albufeira convidou um grupo de jovens a visitar o edifício dos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo executivo liderado pelo presidente Carlos Silva e Sousa. Refira-se que Albufeira é um dos concelhos do país onde o envelhecimento populacional regista taxas mais baixas.

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Juventude, que se comemorou a 12 de agosto, a Câmara Municipal de Albufeira convidou diversos jovens do concelho que se destacaram nas mais variadas áreas - Desporto, Cidadania, Artes e Cultura, Mundo Académico - a visitar o edifício dos Paços do Concelho.

O grupo foi recebido pelo presidente da autarquia Carlos Silva e Sousa, que se mostrou orgulhoso por Albufeira ser um município com tantos jovens premiados a nível nacional e internacional, assim como clubes, associações e escolas. “Em Albufeira investimos de forma permanente na área educativa, mas também na colaboração com os clubes e associações do concelho que desenvolvem um excelente trabalho com os nossos jovens através de atividades desportivas e culturais, imprescindíveis à sua formação e a um desenvolvimento equilibrado”, frisou o autarca. Carlos Silva e Sousa recordou que “somos um dos poucos municípios a nível nacional que se tem mantido jovem face ao envelhecimento populacional do país” e encorajou os jovens presentes a terem “uma atitude positiva e feliz perante a vida” e a “desempenharem o seu papel na sociedade, intervindo a nível comunitário”.

A encerrar os discursos, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, aconselhou os jovens a fazerem voluntariado porque “ao ajudarem quem mais precisa, conseguirão agraciar aquilo que têm” e lançou o desafio para que criem associações que defendam interesses comuns, que são “uma forma de realçar o espírito de juventude e concretização de ideias”. A visita terminou com a atuação de dois dos jovens homenageados. Sérgio Gladkyy e Maxim Nedobezhkin, do Conservatório de Albufeira, mostraram os seus dotes ao acordeão.

Após a visita à Camara Municipal de Albufeira, o grupo participou num almoço de convívio que serviu para debater ideias. Associativismo, Juventude, Intervenção Cívica foram temas em cima da mesa. Como vem a ser hábito, o Dia Internacional da Juventude encerra com um “Sunset Boat Party” que devido à agitação marítima que se fez sentir na passada sexta-feira, foi adiado para o próximo dia 26 de agosto.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...