ALBUFEIRA CELEBROU O DIA MUNDIAL DA FLORESTA E DA ÁRVORE NO PARQUE DA ALFARROBEIRA

Teatro, plantação de árvores, picnic ao ar livre, demonstração de meios e equipamentos de combate a incêndios, distribuição de certificados, lápis de cor e livros para pintar com mensagens de sensibilização, foram muitos os motivos que levaram mais de meio milhar de crianças e utentes de lares e centros de dia de Albufeira a celebrar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore no Parque da Alfarrobeira.

A celebração do Dia Mundial da Floresta e da Árvore, que se assinala anualmente a 21 de março, reuniu mais de meio milhar de participantes em Albufeira, no Parque da Alfarrobeira, durante toda a manhã da passada terça-feira.

A iniciativa, que a nível local tem por objetivo sensibilizar a população para a importância da conservação e preservação dos espaços verdes do Concelho, contou com a participação de crianças, professores, educadores, animadores e utentes de várias associações de âmbito social, nomeadamente o Centro Infantil Quinta dos Pardais, EB1 da Av.ª do Ténis, os Jardins de Infância dos Caliços, Correeira, Olhos de Água e Vale Pedras, a Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia e dos Lares e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira: Casa da Paz, Lar de S. Vicente e Lar Roseiral.

O programa começou de forma muito divertida e pedagógica com o “Capuchinho Verde” a levar o lanche à avó, quando, eis que encontra o lobo mau na floresta a fazer imensos disparates: deita lixo para o chão, quer cortar uma árvore e fazer uma fogueira em pleno verão. Na peça, a Capuchinho tenta convencer o Lobo a ser amigo da Floresta e ajudar a preservá-la. O momento, que foi protagonizado pela equipa Festa na Floresta contou com o apoio da empresa Ecoambiente, parceira da Autarquia nas atividades ambientais.

Os participantes, dos mais pequeninos aos mais crescidos, foram alertados para a necessidade de reduzir a pegada ecológica no planeta, aprendendo através de uma metodologia lúdico-pedagógica, atitudes e comportamentos responsáveis, complementados pela experiência sempre fantástica de ajudar a plantar árvores que depois poderão visitar sempre que quiserem, acompanhando de perto o seu crescimento, com a consciência de que contribuíram para o equilíbrio ecológico e a qualidade ambiental no concelho.

Elementos do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente e da GNR ajudaram os mais pequeninos a plantar cinco Ceratonia Siliqua, nome científico das jovens alfarrobeiras, que a partir deste dia se irão juntar às restantes espécies de flora que povoam o Parque: Palmeira Anã, Oliveira, Amendoeira, Alfarrobeira, Rosmaninho, Alecrim, Alfazema, Cipreste e Loendro.

À semelhança dos últimos anos, o momento foi aproveitado para efetuar uma demonstração de meios e equipamentos utilizados no combate a incêndios e no âmbito do corte e limpeza dos espaços verdes, nomeadamente pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Serviço Municipal de Proteção da Natureza e Ambiente, Serviço Municipal de Proteção Civil e Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Albufeira.

Houve ainda tempo para um picnic ao ar livre, foram distribuídos certificados de participação e um Kit constituído por um livro de colorir em papel reciclado, lápis de cor e um saco mochila com a mensagem “21 de março – Dia Mundial da Árvore – Pinta e Aprende a Proteger a Floresta”.

Refira-se que o Parque Urbano da Alfarrobeira é um excelente espaço de recreio e lazer, possuindo a maior infraestrutura de jogo e recreio infantil do concelho de Albufeira, equipamentos de fitness ao livre, circuito ciclável de boa acessibilidade e rede de caminhos pedonais que servem as diferentes zonas. Localizado numa zona central da cidade, encontra-se rodeado de equipamentos desportivos, nomeadamente o Estádio Municipal e a Pista de Atletismo, o Pavilhão e as Piscinas, Campos de Treino em Piso Sintético e o Parque de Skate, sendo muito frequentado por famílias e por turistas.