ALBUFEIRA CELEBROU DIA DO MUNICÍPIO

No passado dia 20 de agosto, Albufeira assinalou o seu feriado municipal com diversas atividades. Cultura e Desporto foram as áreas em destaque. À noite, a música e o fogo-de-artifício encerraram os festejos com a atuação de Camané. A acompanhar as celebrações esteve uma comitiva da Ilha do Sal, Cabo Verde, com quem Albufeira mantém um acordo de geminação desde 1997.

O Município de Albufeira celebrou o seu feriado municipal, a 20 de agosto, data que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I.

Este ano, o programa teve início no dia 19, com um Arraial de Verão, no Mercado Municipal dos Caliços e à noite realizou-se uma Caminhada Solidária a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

No dia 20, as cerimónias oficiais começaram com o tradicional hastear da Bandeira, em frente ao edifício dos Paços do Concelho com a presença dos membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes de entidades militares, civis e religiosas. A cerimónia contou com o toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e com a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da Fanfarra, que desfilaram pelas principais ruas da cidade.

As comemorações tiverem como ponto alto o lançamento do livro “Albufeira Revisitada”, editado pela Câmara Municipal, que recorda alguns factos da história local e divulga outros inéditos através de cinco capítulos e um anexo com personalidades de destaque. “Este livro faz uma abordagem diferente à história de Albufeira, revela informação nova com grande rigor científico, que resulta de um excelente trabalho de investigação”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, confessando sentir-se “orgulhoso por poder revisitar Albufeira através desta obra, ver o concelho de uma outra perspetiva, regressar às origens e conhecer um pouco melhor quem fomos e de onde viemos”. Ao longo das 128 páginas podemos encontrar curiosidades como a existência de um sábio árabe em Paderne, o facto do brasão de Albufeira ter tido o símbolo de um touro ou a descoberta de um narciso único no mundo nas margens da ribeira de Quarteira, pelo cientista Heinrich Willkomm. No seu discurso, o presidente da Assembleia Municipal classificou o livro como uma “homenagem a todos os albufeirenses: os que cá nasceram, os que escolheram Albufeira por opção e aqueles que são de coração”. Paulo Freitas agradeceu aos autores “o cuidado que tiveram em ensinar-nos e em partilharem a história das nossas raízes, porque para caminharmos em frente temos, por vezes, que jogar mãos às nossas origens”.

O programa do Dia do Município continuou com a disputa da 5ª Etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2016, que juntou na Praia dos Pescadores as principais figuras da modalidade. As 16 duplas participantes proporcionaram um espetáculo de grande nível, que levou o público ao rubro. No domingo, 21, disputou-se a final com a dupla de Albufeira, Miguel Pita/ Calita, a conquistar o primeiro lugar do pódio, deixando a segunda posição para Rúben Santos/ Vítor Vilaça (CD Póvoa). O terceiro lugar foi dividido entre as duas duplas do Bellavista DC, de Albufeira, Bruno Xavier/ Xande e Henrique Soares/ João Pereira.

Ainda no dia 20 de agosto, Camané subiu ao palco da Praça dos Pescadores para um concerto intimista, onde interpretou diversos temas do seu novo disco “Infinito Presente”. O músico, um dos fadistas mais aclamados a nível nacional e internacional, foi aplaudido efusivamente pelo público numa noite de festa que terminou com um espetáculo de fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores.

O programa comemorativo terminou apenas no domingo, 22 de agosto, com a “11.ª Prova de Mar de Albufeira”, que decorreu na Praia dos Pescadores. Tratou-se de uma organização do Futebol Clube de Ferreiras que conta com ao apoio da Câmara Municipal de Albufeira, da Associação de Natação do Algarve, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Marina Yatch Club e Surf Clube de Albufeira.

No âmbito do acordo de geminação entre Albufeira e a Ilha do Sal, uma delegação do município cabo-verdiano esteve de visita ao concelho entre os dias 18 e 21 de agosto. O presidente Jorge Figueiredo, a vereadora da Administração, Finanças e Património, Gilda Monteiro, a vereadora da Juventude, Relações Públicas e Internacional, Luceth Santos, e a presidente Assembleia Municipal da Ilha do Sal, Dircilena Évora, acompanharam as celebrações do Dia do Município e reuniram com o executivo de Albufeira para, uma vez mais, trocarem experiências e fazerem o balanço das atividades e projetos referente ao acordo de cooperação entre ambos.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...