ALBUFEIRA É CANDIDATA A MUNICÍPIO DO ANO 2016

O Município de Albufeira é um dos quatro finalistas regionais candidatos a “Município do Ano 2016” com a apresentação do projeto Chapim. Trata-se de uma iniciativa da UM-Cidades que distingue projetos inovadores em todo o país e ilhas. Ao todo são nove regiões a concurso, num total de 36 candidaturas. O vencedor será anunciado no dia 3 de junho, em Sagres, na terceira edição do evento.

Albufeira está na lista dos 36 finalistas candidatos a “Município do Ano 2016”, um evento organizado pela plataforma UM-Cidades com o apoio do Jornal Correio do Minho e da Universidade do Minho.

O projeto sai pela primeira vez da região do Minho rumo ao Algarve. O Município de Vila do Bispo (Sagres),vencedor de 2015, será o anfitrião da terceira edição do evento, no próximo dia 3 de junho.

Albufeira candidata-se ao título regional com o projeto Chapim, que consiste no controlo de forma biológica da lagarta do pinheiro através da colocação de ninhos de chapim em diversas zonas do concelho, criando condições para o aumento dos efetivos desta ave, que se alimenta sobretudo da processionária. Este projeto alia inovação, educação e ambiente e visa, sobretudo, envolver todos os membros da sociedade, desde alunos, pais, professores e entidades locais, na educação para um ambiente sustentável. Recorde-se que o projeto tem uma vertente pedagógica importante no que respeita à preservação dos habitats e da biodiversidade. No início de cada ano letivo os estabelecimentos de ensino que se inscreveram na atividade recebem uma palestra, que tem por objetivo dar a conhecer as espécies de chapins mais frequentes e aprender a construir os ninhos e os comedouros.

De acordo com a organização, a edição de 2016 atingiu o número recorde de 93 candidaturas em diferentes categorias. Desses Municípios foram apurados 36 candidatos, quatro em cada uma das nove categorias. Albufeira é um dos quatros finalistas da região do Algarve, a par com Lagoa (Projeto Green Cork), Lagos (Projeto na Rota do Envelhecimento Ativo) e Loulé (Projeto Loulé Criativo).