ALBUFEIRA ASSINALA DIA EUROPEU SEM CARROS

Versão de impressãoVersão PDF

No próximo dia 22 de setembro (sexta-feira), o Município de Albufeira volta a assinalar as comemorações do Dia Europeu Sem Carros, através da realização de uma caminhada noturna, que irá passar por diversas zonas da cidade. A iniciativa tem início às 20h30, com o local de concentração marcado para o parque de estacionamento em frente à Câmara Municipal. O programa coloca à disposição dos participantes dois percursos, um de 6,5 Km e outro com aproximadamente 10km. Para inscrição contacte: educação.ambiental@cm-albufeira.pt ou simplesmente compareça no dia da prova no local indicado.

Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros celebra-se anualmente a 22 de setembro com o objetivo de sensibilizar os cidadãos e as autoridades para a necessidade de repensar a forma de mobilidade dentro das cidades, substituindo o uso do automóvel particular por outros meios de transporte menos poluentes como os transportes públicos e as bicicletas. “A partilhar chegamos mais longe” é do slogan da campanha deste ano, que visa promover soluções de mobilidade partilhada, com base em estudos que demonstram o seu impacto positivo nas vilas e cidades. De acordo com informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente “cada carro partilhado equivale a 15 carros particulares que não chegam a circular na estrada”. Outra das vantagens reside na facilidade em conjugar modos diferentes de transporte: carro, bicicleta e transportes públicos, o que resulta na redução dos gazes poluentes, na diminuição dos custos fixos de transporte para as famílias, ao mesmo tempo que permite conhecer novas pessoas, tornando a viagem mais agradável.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira está consciente da enorme importância em sensibilizar a população do Concelho para a necessidade de repensar a forma de circular na cidade utilizando formas de transporte mais amigas do ambiente. Carlos Silva e Sousa sublinha que “Albufeira é um destino turístico conhecido pela sua qualidade ambiental, o que é uma responsabilidade acrescida para a Autarquia que tem de encontrar formas para melhorar a qualidade de vida de quem aqui vive e dos milhares de turistas que nos visitam”. Neste dia assinalamos simbolicamente a data com uma caminhada noturna, que conta com a colaboração do Grupo de Caminhadas ao Luar e do Clube Desportivo Areias de S. João” destacou.

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

11/09/2017