ALBUFEIRA ACOLHE “SEMANA NACIONAL DA PROTEÇÃO CIVIL E SEGURANÇA"

Albufeira vai receber a “Semana Nacional da Proteção Civil e Segurança, nos dias 17 e 18 de outubro, que traz ao concelho cerca 400 jovens escuteiros de todo o país para participarem em diversas atividades. O evento é organizado pelo CNE – Secretaria Nacional para o Ambiente e Prevenção e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Albufeira através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil.

Durante o fim de semana de 17 e 18 de outubro, Albufeira vai ser palco da “Semana Nacional da Proteção Civil e Segurança”, um encontro anual que reúne escuteiros de norte a sul de Portugal. O evento tem como objetivos sensibilizar os escuteiros para matérias relacionadas com a Proteção Civil e para questões ligadas à Segurança em Atividades Escutistas. Por outro lado, também pretende aumentar o conhecimento das diversas entidades do Sistema Nacional de Proteção Civil, o seu papel e a relação com o CNE.

No sábado, dia 17, os jovens participarão em diversas oficinas, ateliers e jogos, percorrendo diferentes locais da cidade de Albufeira, incluindo as instalações da Proteção Civil para que tenham um contacto direto com os agentes e participem no seu dia-a-dia.

No domingo, a partir das 10h00, o parque de estacionamento em frente ao Tribunal recebe uma mostra dos meios utilizados pelos Agentes de Proteção Civil locais e distritais (Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Cruz Vermelha Portuguesa delegação Silves – Albufeira, Guarda Nacional Republicana Albufeira, Autoridade Marítima / Policia Marítima, e da IP Infraestruturas de Portugal SA), onde serão expostos os seus recursos e efetuadas demonstrações, permitindo que os jovens possam interagir e conhecer o dispositivo da Proteção Civil. A exposição é aberta à população em geral.

Em simultâneo decorrerão duas iniciativas designadas de Jamboree On The Air – JOTA e Jamboree On The Internet – JOTI. Trata-se do estabelecimento de estações de rádio amador, e comunicação via internet que irão juntar escuteiros de todo o mundo, suprindo barreiras geográficas e linguísticas.