ALBUFEIRA ACOLHE 14.º ENCONTRO NACIONAL DE ASSOCIAÇÕES JUVENIS

Albufeira vai ser palco do maior evento nacional ligado ao associativismo juvenil. No fim de semana de 14 e 15 de novembro, mais de 1200 jovens irão reunir-se no Pavilhão Desportivo de Albufeira para refletirem sobre temáticas ligadas à Juventude. A iniciativa contará, ainda, com um painel de convidados de grande projeção nacional e internacional, que darão início ao debate logo no dia 13 de novembro com a realização de um seminário sobre a “Juventude 2020”.

O 14.º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ) vai realizar-se no Pavilhão Desportivo de Albufeira, no fim de semana de 14 e 15 de novembro. São esperados mais de 1200 participantes, maioritariamente dirigentes associativos de todos os distritos do país, que darão corpo ao maior encontro nacional de associativismo juvenil.

O evento é já considerado um momento de referência para o setor da Juventude e um instrumento decisivo de afirmação da voz do tecido associativo juvenil, contribuindo com importantes orientações para a definição das Políticas de Juventude em Portugal. “Como sempre, queremos que este encontro seja um espaço aberto, um momento para o associativismo refletir e exprimir-se; de contacto com as experiências paralelas; e de consolidação da importância do associativismo juvenil para o desenvolvimento de uma sociedade portuguesa mais justa e mais desenvolvida”, destaca a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), entidade organizadora do evento em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira.

A FNAJ vai realizar um Seminário no âmbito da temática “Juventude 2020: Pela Valorização da Educação Não Formal e Qualificação em meio Associativo”, na sexta-feira, 13 de novembro, antecedendo o 14.º ENAJ. A ação abordará as temáticas da educação não formal, youth work e reconhecimento de competências adquiridas no meio associativo.

O presidente da Câmara de Albufeira destaca a importância do Encontro como forma de dinamizar a cidade fora da época balnear: “ao acontecer durante o mês de novembro, este evento representa uma importante receita para a economia local, já que inclui um programa social que se estende por toda a cidade e do qual se destaca a presença em eventos culturais, convívios em bares e restaurantes, além de passeios para compras”. Carlos Silva e Sousa explica que o apoio prestado à iniciativa segue uma linha de aposta em atividades ligadas ao Desporto e à Juventude, como forma de promoção do município durante a época baixa, tal como acontece com outros eventos como o “Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor”, a etapa de Albufeira da “Volta ao Algarve em Bicicleta”, os jogos da “Algarve Cup”, o “TIFAA – Torneio Internacional de Futebol Adaptado”, a “Festa do Basquetebol”, a “Gala do Desporto”, o “1º Triatlo de Albufeira”, as “Finais Nacionais do Desporto Escolar, em Iniciados”, o “Encontro Muzenza Algarve”, o “Albufeira Big Game Challenge”, entre outros. O autarca destaca ainda que “Albufeira tem vindo, cada vez mais, a posicionar-se como um destino de referência ao nível dos Congressos e Eventos, fruto das excelentes condições logísticas e hoteleiras existentes”.

Mais informações através do link www.fnaj.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=563&Itemid=175