AGENTES TURÍSTICOS SATISFEITOS E A QUEREREM MAIS FORMAÇÃO

Foram 24 os Diplomas entregues aos agentes turísticos que concluíram a formação “Conhecer e Valorizar”, uma acção que aposta no conhecimento das diversas ofertas que existem em Albufeira para os turistas ao longo de todo o ano. A cerimónia decorreu no passado dia 15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e todos desejaram já a próxima edição.

Os 24 agentes turísticos que concluíram a formação no âmbito da quarta edição do “Conhecer e Valorizar” afirmaram ter ficado muito satisfeitos com os conhecimentos adquiridos ao longo das 36 horas de curso, no qual tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e de visitar locais de elevado interesse para os turistas, como igrejas, monumentos, locais naturais, espaços voltados para práticas desportivas, unidades turísticas e de lazer, entre outros.
Numa pequena cerimónia, a entrega dos Diplomas foi da responsabilidade do Presidente da Câmara Municipal, Carlos da Silva e Sousa, e do Director da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Pedro Moreira. O autarca referiu que o Município vai continuar a promover mais formações neste âmbito e salientou a importância da Cultura para o Turismo nesta região. “É algarvio quem ama o Algarve, mas para isso é preciso conhecê-lo. Aproxima-se um ano turístico cujas expectativas apontam para um aumento da procura deste destino. Temos que saber receber e receber muito bem. O acréscimo desta procura tem a ver com o que somos, por aquilo que valemos e não pela desgraça alheia: não podemos dizer que temos mais turistas porque outros destinos se encontram inseguros… Não gosto nada desse discurso. Os turistas procuram-nos pelo que somos, pelo que oferecemos”. Por seu turno, Pedro Moreira enalteceu mais uma vez esta iniciativa do Município e mostrou-se disponível para continuar a trabalhar em conjunto.
Muito satisfeitos também ficaram os formandos, afirmando que assim que houver uma outra edição, gostariam de a frequentar. António Carneiro Bastos, taxista, referiu que cada vez mais os turistas pedem informações acerca de monumentos, espaços culturais para visitar e “têm muita curiosidade acerca dos usos e costumes; apreciam as nossas actividades culturais. Com este curso, aprofundei ainda mais o que eu já sabia de Albufeira”. Também Lídia Katunina, guia intérprete, disse que este curso lhe foi muito útil ao nível do património e animação e que apreciou bastante conhecer tudo o que existe em matéria de ambiente: “a natureza começa a ser muito procurada pelos turistas”. Esta profissional salientou também que “o curso foi muito bem organizado, mas que deveria ainda ter mais horas, foi muito agradável!”. Posição idêntica teve Sofia Carrusca, licenciada em Património Cultural e empresária em animação turística: “este curso permitiu-me conhecer as potencialidades de Albufeira e eu gostei de tudo, especialmente das Igrejas e do Centro Histórico.” Segundo o Presidente da Câmara e face aos apelos, esta formação irá ter continuidade.
A assinalar esta entrega de Diplomas o Município brindou os participantes com uma sessão de showcooking.