ABERTO O CONCURSO PÚBLICO PARA A ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DA PRAÇA DOS PESCADORES

Versão de impressãoVersão PDF

Acaba de ser aberto o concurso público para a construção da estação elevatória da Praça dos Pescadores, no valor de cerca de 940 mil euros. Trata-se de uma das diversas obras que pretendem sanar os problemas de inundação na cidade de Albufeira.

Foi aberto o concurso público para a construção da estação elevatória da Praça dos Pescadores, no valor de quase 940 mil Euros, sendo esta uma obra que se enquadra no PGDA, Plano Geral de Drenagem de Albufeira.

O PGDA apresenta um conjunto de intervenções estruturantes e complementares que visam controlar os problemas de inundação da bacia da ribeira de Albufeira, em particular na zona baixa da cidade.

Recorde-se que uma das principais infraestruturas estruturante prevista pelo PGDA consiste na construção de um novo túnel, de grande capacidade hidráulica para o desvio dos caudais da ribeira de Albufeira. Prevêem-se ainda, como medidas prioritárias, as seguintes intervenções: construção de dois coletores, reforço dos dispositivos de captação do escoamento superficial (principalmente na vila de Ferreiras, zona industrial de Vale do Paraíso e na cidade de Albufeira), desconexão do coletor da Rua Cândido dos Reis ao túnel, beneficiação do Caneiro da zona baixa e minimização das perdas de carga localizadas na rede de drenagem.

O coletor da Rua Cândido dos Reis encontra-se localizado num ponto baixo. Em tempos de chuva, os caudais que afluem a essa zona, seja por escoamento superficial ou resultando da ocorrência de extravasamentos, não têm forma de serem drenados caso o Carneiro se encontre em carga. Assim, prevê-se tamponar a ligação existente ao túnel e proceder à implantação de uma estação elevatória para drenar os caudais afluentes a zona de menor cota topográfica, conduzindo-os para o meio recetor.

Esta intervenção implica a reformulação da drenagem na zona, com criação de uma ligação gravítica entre o coletor da Rua Cândido dos Reis e a Praça dos Pescadores, através da construção de um coletor que permita fazer a afluir à estação elevatória os caudais que se acumulem nos pontos baixos da zona central de Albufeira. No âmbito do PGDA, prevê-se que as principais intervenções estruturantes e intervenções complementares tenham lugar num período de 5 anos, entre 2017 e 2021.

 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

27/09/2017